A Polícia de Segurança Pública (PSP) lança este ano pela primeira vez um programa para ajudar a encontrar crianças perdidas durante o verão, através de uma pulseira que é distribuída gratuitamente para ser colocada nos mais pequenos.
Especialmente vocacionada para crianças com mais de dois anos, a pulseira é gratuita - só existem cinco mil - e pode ser solicitada no site da PSP, nas esquadras ou em eventos promovidos pela Fundação PT e a RFM, duas das entidades envolvidas neste projeto piloto.
Esta é a novidade da Operação "Verão Seguro" da PSP, que começou a 25 de Junho e termina em meados de Setembro.
Para quem está de férias longe de casa e tem medo que a sua habitação seja assaltada também existe o programa "Verão Seguro, Chave Directa", que coloca agentes da polícia a fazer rondas para evitar eventuais roubos.
No ano passado, os agentes da PSP vigiaram 8.942 residências, mais 2.297 habitações que em 2010, através deste programa gratuito de vigilância a residências temporariamente desabitadas.
Mais de metade dos crimes registados no ano passado pela PSP eram crimes contra o património, uma situação que se agrava durante o verão.
"Os cidadãos, por estarem mais despreocupados ou relaxados, esquecem-se muitas vezes de procedimentos básicos que promovem a sua própria segurança, como por exemplo deixar objectos valiosos à vista dentro dos veículos estacionados ou até mesmo trancar as portas quando saem da sua residência", alerta a PSP em comunicado, considerando que estes comportamentos "são susceptíveis de potenciar o crime".
"Para que a diminuição deste números se possa manter, a PSP preparou para os cidadãos mais uma 'Operação Verão Seguro'", que termina em meados de Setembro.
A campanha passa ainda pelo aumento de "visibilidade policial em zonas balneares, áreas turísticas e comerciais, residenciais e parques de estacionamento, principais eixos rodoviários e zonas de diversão nocturna", assim como campanhas junto dos cidadãos para chamar a atenção para algumas medidas que devem tomar.
A par de uma fiscalização "permanente e intensiva" dos condutores, a PSP está também a levar a cabo medidas preventivas centradas numa maior visibilidade do patrulhamento rodoviário.
Fonte: JR
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.