A agência nacional de gestão de ativos da Irlanda (Nama), conhecida como o depósito de ativos tóxicos da banca, começou a demolir os projetos urbanísticos que ficaram por acabar depois da explosão da bolha imobiliária de 2008 que, tal como em Espanha, levou ao colapso da banca e da economia do país.
As demolições já tiveram início e ao todo serão retiradas da paisagem irlandesa 1850 complexos residenciais. "Se ninguém quer viver nessas vivendas, a solução mais prática é derrubá-las", explicou o ministro irlandês Jan O'Sullivan.
Cerca de 15% das casas existentes na Irlanda estão vazias, o que representa cerca de 294 mil casas. No período que antecedeu à crise a construção foi exponencial: entre 1995 e 2005 foram construídas meio milhão de habitações. Muitas ficaram por terminar e opinião pública junta-se para denunciar a falta de segurança que advém destes complexos inacabados - 128 vivendas têm prioridade por esta mesma razão.
Mas as cidades fantasmas são tão frequentes na Irlanda como em Espanha, onde a bolha imobiliária teve um resultado semelhante e a imprensa espanhola já olha para esta decisão de Irlanda como um bom exemplo a seguir por Espanha.
Fonte: Dinheiro Vivo
Lá como cá.
ResponderEliminarEm todo o caso só depois de esgotada a possibilidade de afectação a arrendamento social.