08 outubro 2012

Bancos concorrentes ou parceiros?

Com o numero de imóveis que os vários bancos tem vindo a receber e a recuperar devido as dificuldades económicas das pessoas e da economia nacional, assistiu-se nos últimos anos a uma grande reorganização nas várias instituições financeiras das áreas responsáveis pela sua gestão e recolocação no mercado. Vários lançaram portais próprios, equipas no terreno e até imagem própria.

Será que o mercado está a mudar e são os Bancos os principais players na venda de imóveis com as suas vastas redes de distribuição (balcões) estando os Mediadores tradicionais ameaçados?

Sinceramente, e pese o temor de alguns, não acredito que alguma vez estes desapareçam e deixem de ser os principais e mais importantes atores no terreno. Porquê?

Os profissionais da banca são generalistas. Os mediadores especialistas.Os primeiros vendem produtos e soluções financeiras os segundos bens duradouros. Os bancários tem horários conhecidos, não trabalham ao fim de semana e não podem abandonar as sucursais.

Os medidores fazem da sua vida a comissão pela venda, logo mostram as fracções quando o cliente quer... estão sempre disponíveis...

Fica assim demonstrado que os primeiros dificilmente substituem os segundos com a eficácia e qualidade desejada.

Mas atenção que com o crédito condicionado e o numero de imóveis em carteira a Banca não deve ser desprezada pelos segundos, antes olhada com atenção, criando uma estratégia própria de parcerias já que sem eles a sua vida pode ser mais difícil no futuro. Porquê?

Por razões óbvias ... produto diversificado quer regionalmente quer em termos de segmentos e tipologias; preços interessantes de colocação em mercado; capacidade de comunicação e sobretudo grande capacidade de distribuição dentro das suas vastas carteiras de clientes e investidores nacionais e estrangeiros.

Assim a Banca cujos imóveis vendidos da sua carteira, este ano já devem estar a ultrapassar os 20% do total das vendas do mercado, são sem duvida um novo operador na compra e venda de imobiliário mas como parceiro, fornecedor de produto e de interessados... A venda continua a ser para os especialistas e estes são os Mediadores!

Por José Araújo, Millenium BCP

Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.