15 dezembro 2012
Centros comerciais são os preferidos para as compras de Natal
Na altura de fazer as compras da época natalícia, os consumidores portugueses escolhem os centros comerciais em detrimento do comércio tradicional. Se bem que os hiper e supermercados tenham subido nas intenções de compra, assim como as "lojas do chinês", revela o estudo do Observador Cetelem.
Grande parte (74%) dos consumidores portugueses pre-fere fazer as compras da época natalícia em lojas de centros comerciais, de acordo com o estudo do Observador Cetelem sobre as "Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012". O documento revela ainda que existe uma ligeira subida nas intenções de compra dos presentes de Natal nos hiper e supermercados (de 66%, mais 8% em relação a 2011) e nas "lojas do chinês" (17%, um aumento de 5% face ao exercício passado). A análise denota também que a maioria dos inquiridos faz as compras até duas semanas antes do Natal.
O inquérito do Observador Cetelem verifica que as intenções de compra em centros comerciais vão diminuindo com a idade. Isto é, enquanto 88% dos jovens entre os 18 e os 34 anos indicam que os shoppings são os seus espaços de eleição para as compras nesta altura do ano, apenas 44% dos inquiridos entre os 55 e os 65 anos o referem, sendo que uma parte significativa (50%) desta última faixa etária menciona que costuma recorrer ao comércio tradicional.
Assim, no comércio tradicional, regista-se uma tendência inversa ao que acontece nos centros comerciais: as intenções de compra nestes espaços tendem a aumentar com a idade - 39% dos indivíduos dos 18 aos 24 anos e 50% na faixa etária dos 55 aos 65 anos.
O estudo destaca ainda o caso específico dos inquiridos do sul do País, que colocam as "lojas do chinês" no terceiro lugar da tabela de preferências de locais para as compras da época natalícia - 23% afirmam que preferem este tipo de comércio ao tradicional (apenas referido por 9% dos inquiridos). Já os habitantes da região de Lisboa preferem maioritariamente as lojas de centros comerciais: 85% contra a média nacional de 74%.
Quanto ao tempo de antecedência com que os consumidores portugueses fazem as compras de Natal, 39% revelam que as realizam até um mês antes, 29% compram os presentes e afins até duas semanas antes, e 14% fazem-no apenas com uma semana de antecedência. A análise por regiões mostra que os habitantes do centro do País são os que têm maiores preocupações em realizar as compras de forma atempada, com 50% a tentar fazê-lo com um mês de antecedência.
O estudo do Observador Cetelem sobre as "Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012" foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre os dias 1 e 3 de outubro de 2012.
Fonte: OJE
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