03 dezembro 2012
Lisboa está em 19º lugar na preferência dos retalhistas internacionais
Segundo o novo “Destination Europe 2013” da Jones Lang LaSalle – que analisa a presença e expansão de 250 retalhistas internacionais, Londres é a localização europeia mais atractiva para os retalhistas internacionais, entre os 57 mercados de retalho chave. Paris, Moscovo, Milão e Madrid, considerados mercados de retalho maduros, completam o top 5 dos mercados preferidos pelos retalhistas internacionais. Lisboa surge classificada na 19ª posição, em simultâneo com Varsóvia e Dusseldurf.
James Dolphin, Head de EMEA Retail Agency, na Jones Lang LaSalle, refere: “Londres é um trampolim para muitos retalhistas que querem expandir-se internacionalmente. Vimos diversas marcas dos Estados Unidos e agora retalhistas chineses a iniciar a sua presença na Europa nos últimos meses desta forma. Mais se seguirão, impulsionados pelo lançamento bem sucedido dos novos centros comerciais da Westfield, a crescente procura de espaços em Bond Street, Oxford Street, Regent Street e Convent Garden, mas também sustentada pela oportunidade de mercado, osníveis de turismo pós Jogos Olímpicos, a estabilidade política e um mercado imobiliário transparente”.
Patrícia Araújo, responsável pela área do retalho da Jones Lang LaSalle Portugal, sublinha: “Lisboa tem sentido um interesse crescente por parte de novas marcas internacionais, nomeadamente no segmento de luxo. Apesar da crise que atravessamos, o nosso mercado é visto como de oportunidade para muitos, que conseguem neste momento encontrar espaços prime, o que não acontecia há um tempo atrás. A procura crescente por parte de turistas pela cidade de Lisboa vem ajudar a compensar a quebra no consumo por parte dos portugueses”.
Retalhistas olham cada vez mais para mercados de Leste
O estudo revela, no entanto, que, com um crescimento económico "deprimido" na Europa Ocidental e do Sul, os retalhistas "estão cada vez mais a olhar também para os mercados de Leste".
Zara lidera na Europa
A mesma fonte divulga ainda que a Zara é a única marca com uma cobertura de 100% nos principais mercados europeus analisados, e, desta forma, lidera o ranking de cobertura de retalhistas. A H&M segue de perto, com 96% de cobertura. As marcas Body Shop, Benetton, Mango, Lush, Tommy Hilfiger, Timberland e a Foot Locker integram o grupo de retalhistas com 80% de cobertura dos mercados analisados.
A Itália é o exportador número um de insígnias de retalho, contabilizando cerca de 17% da presença internacional de retalhistas. Os Estados Unidos, em segundo lugar, com 16% da presença internacional, são seguidos pelo Reino Unido, que contabiliza 13%. "Os Estados Unidos deverão superar a Itália em 2013", conclui a consultora.
Fonte: Construir e Negócios
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