10 janeiro 2013

Funchal: Aposta na conservação do património


A reconversão do edificado urbano do centro da cidade do Funchal é uma das prioridades da autarquia funchalense. Esta situação levou-os a criarem o prémio anual de Conservação do Património dentro da área denominada de Centro Histórico, a que podem concorrer as intervenções que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade. O primeiro é o de salvaguarda do património e o impacto positivo que este tipo de intervenção tem em toda a envolvente, uma vez que estas vêm proporcionar a instalação de diversas actividades que potenciam a revitalização dos espaços onde se inserem.

O prémio referente a 2011 foi entregue ao promotor de um prédio dentro da zona velha e classificada da cidade do Funchal, localizado no gaveto à Rua de Santa Maria 119,121 e Travessa de João Caetano, onde funciona a Taberna da Esquina. Trata se de um imóvel que faz parte de um conjunto de dois edifícios servidos, cada um, por um logradouro.

Os dois imóveis foram comprados pelo mesmo proprietário que, inicialmente, procedeu ao acabamento das obras iniciadas nos anos noventa. Este prémio pretende valorizar, também, o empenho deste empresário que, para além de tirar o melhor partido das condições deste edifício, respeitando a arquitectura existente adaptada ao seu ramo de negócio, teve a preocupação de intervir, tendo uma visão de conjunto que veio contribuir para a valorização da zona. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao prédio à Rua da Alfandega 147 e Beco do Pimenta 1 e 3, onde funciona o Boteco Conversa Fiada. A recuperação e reabilitação deste prédio manteve e valorizou a construção existente e teve o mérito de contribuir para a criação de um ambiente agradável naquela “esquina” onde antes ninguém parava e raramente olhava.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.