09 janeiro 2013

Mercado de arrendamento português em queda pela primeira vez


Em novembro passado, e pela primeira vez desde agosto, o IMI - Imovirtual Market Index revela uma deterioração do mercado imobiliário em Portugal em todas as componentes analisadas, em particular nas expectativas de curto prazo.
O tempo médio para venda e arrendamento de imóveis subiu. Até esta data, verificava-se que, ao decréscimo da atividade na venda de imóveis correspondia um aumento da dinâmica no arrendamento de imóveis. Mas, pela primeira vez, tal não se verificou em novembro de 2012. 

Esta é a principal conclusão da edição mensal do IMI - Imovirtual Market Index, barómetro dedicado ao mercado imobiliário em Portugal, realizado pelo Imovirtual (www.imovirtual.com), em parceria com a Escola Superior de Atividades Imobiliárias (ESAI).

O estudo revela também que o tempo médio para venda de casa em novembro do exercício passado foi de 16 meses, mais 30 dias que o reportado em outubro; e que o tempo médio para arrendamento de imóveis subiu, pela primeira vez desde o lançamento do IMI, para acima dos cinco meses.

O relatório refere que os profissionais do setor do imobiliário apontam que este resultado se deve, em primeiro lugar (com 76% das respostas), à diminuição do poder de compra. Outro dado a destacar é o facto de 63% dos inquiridos considerarem que os valores de transação de imóveis irão baixar num futuro próximo.

A amostra utilizada pelo IMI - Imovirtual Market Index resulta da auscultação realizada aos profissionais que anunciam no Imovirtual, "com o objetivo de traçar um retrato atual e exato da realidade do mercado imobiliário, em particular, da procura imobiliária, do dinamismo refletido pela angariação de imóveis, ou dos tempos médios de absorção do produto em carteira", dados que são analisados pela ESAI-Escola Superior de Atividades Imobiliárias, e contrastados com a conjuntura económica do país. 

Ao longo dos seis primeiros meses de realização do barómetro foram recebidas perto de 1700 respostas de profissionais que atuam no mercado imobiliário, como empresas de mediação imobiliária, angariadores imobiliários, empresas de gestão e administração de imóveis, ou promotores e investidores imobiliários.

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.