27 março 2013

Escritórios Porto. Ocupação de espaços evidencia procura das TIC


Em 2012, foram ocupados no Porto 12.500 m2 de espaços empresariais, aproximadamente metade da área registada em 2011. Este é um dos níveis de absorção mais baixos desde que a CBRE faz o apuramento deste indicador, mas, ainda assim, é muito idêntico ao registado noutros anos. O Porto é, comparativamente com Lisboa, um mercado com reduzida expressão em termos de ocupação de espaços de escritórios, e com negócios de reduzida dimensão.

Deste modo, a ocupação de uma área de maior dimensão tem um impacto significativo no total da absorção.

Destacam-se três importantes transações no ano passado na Invicta, que representaram mais de 40% da atividade do setor: Armatis (2 mil m2), PT Comunicações (1.800 m2) e Blip (1.500 m2).

Evidencia-se a procura por parte de empresas ligadas às atividades de tecnologias de informação e comunicação (TIC), que encontram no Porto uma oferta de emprego muito qualificada e espaços empresariais a preços bastante competitivos. De facto, o valor das rendas prime de escritórios no Porto tem vindo a sofrer quebras sucessivas desde o pico do mercado em 2007, com um decréscimo acumulado de 33%, fixando-se atualmente nos 12 euros /m2/ mês.

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.