07 março 2013

Lisboa no penúltimo lugar no «ranking» do investimento imobiliário


A cidade de Lisboa ocupa o penúltimo lugar, de uma lista de 27 cidades, do «ranking» de perspetivas de investimento imobiliário em 2013, segundo um estudo feito pela consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) e pelo Urban Land Institute.

O estudo, intitulado «Emerging Trends in Real Estate Europe 2012» e a ser apresentado esta quinta-feira na capital portuguesa, indica Atenas, na Grécia, como a única cidade europeia, de entre as avaliadas, onde as perspetivas de investimento imobiliário são piores que Lisboa no atual ano.


Em geral, aponta a PwC, «as cidades melhor classificadas constituem os grandes centros internacionais da Europa ocidental com melhores perspetivas económicas», casos de Berlim, Munique ou Londres.

«Em oposição, as cidades com pior desempenho estão localizadas em países no centro da crise da zona euro ou a braços com as consequências da crise financeira de 2008, como Atenas, Dublin, Madrid, Barcelona e também Lisboa», nota a consultora.

No «ranking» das 27 cidades europeias objeto do estudo, Munique aparece como a cidade com melhores expetativas de desempenho em 2013, seguida de perto por Berlim que ocupa segundo lugar.

Hamburgo, também na Alemanha, surge na quinta posição.

Como pontos positivos destas cidades os investidores referem «o forte clima local microeconómico e as condições flexíveis do mercado imobiliário» alemão.

O trabalho a apresentar na quinta-feira diz ainda que aproximadamente 80% dos inquiridos acreditam que a crise na zona euro lhes trouxe novas oportunidades de negócio, um «otimismo relativo», diz a PwC, «temperado pela opinião generalizada de que não haverá melhoria significativa na economia europeia ou no mercado imobiliário durante 2013».

Um total de 45% dos consideram inclusivamente que os valores de investimento no setor deverão permanecer estagnados até 2017.

Para o estudo foram entrevistados um total de 500 personalidades do setor imobiliário de toda a Europa.

Fonte: TVI24

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.