O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses, divulgado ontem, revela que os fundos de investimento imobiliário portugueses devolveram um retorno total anual de -1,3% em dezembro de 2012.
Este retorno é o mais baixo registado pelo índice, marcando mesmo a entrada da performance dos fundos de investimento imobiliário portugueses em terreno negativo e revela contrações de 1,9% face ao trimestre anterior e de -2,4% face a dezembro do ano passado.
Os fundos de investimento imobiliário em Portugal registaram uma performance inferior à das outras classes de ativos, nomeadamente das ações (MCSI Portugal) e das obrigações (Índice de Retorno das Obrigações do Tesouro com Maturidade de 7-10 anos publicado pela JP Morgan), as quais devolveram retornos totais em 2012 de 3,4% e 66,3%, respetivamente.
Os fundos imobiliários abertos, cuja performance entrou em terreno negativo pela primeira vez no 4º trimestre de 2012, devolveram um retorno anual total de -0,4%, enquanto que nos fundos fechados esse retorno foi bastante mais negativo, com uma rentabilidade de -3,3% no final de dezembro de 2012.
O declínio na performance registado em dezembro é visível em ambos os tipos de fundo. Os fundos abertos contraíram -2,5% e os fundos fechados contraíram -2,1% face ao 4º trimestre de 2011.
António Gil Machado, Diretor do IPD Portugal e Brasil, explica: “A performance dos fundos de investimento imobiliário portugueses no 4º trimestre de 2012 reflete o abrandamento quer na economia Portuguesa quer na maioria das economias europeias em 2012. Ainda assim, o imobiliário conseguiu ser um porto seguro do investimento, permitindo a estabilidade, em termos relativos, do seu valor”.
No 4º trimestre de 2012, foram adicionados quatro fundos à amostra monitorizada pelo Índice, nomeadamente: o Espírito Santo Alta Vista, Imosonae Dois, Montepio Arrendamento e WTC. A 31 de dezembro de 2012, o fundo fechado PREF foi não incluído no cálculo do Índice APFIPP/ IPD.
O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses é patrocinado pela PwC e integra 38 fundos com um valor total de ativos sob gestão de €6,9 biliões no final do 4º trimestre de 2012.
Fonte: APFIPP
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.