As rendas de habitação no concelho de Lisboa desceram 1,3% ao longo de 2012, revela o Índice de Rendas Confidencial Imobiliário. De acordo com este indicador, a taxa de variação homóloga (que compara a performance de um período com semelhante período do ano anterior) atingiu os -1,3% no 4º trimestre de 2012, evidenciando o agravamento sentido ao longo do ano.
Segundo a mesma fonte, no início de 2012, as rendas habitacionais em Lisboa registavam uma perda homóloga de -0,7%, que evoluiu para -1,3% no fecho do ano.
Não obstante, continua, em termos trimestrais, a descida das rendas abrandou, com o Índice de Rendas Ci a registar uma perda de -0,5% no 4º trimestre de 2012 face ao trimestre anterior, quando no 3º trimestre, a variação trimestral havia sido de -0,9%.
Em comunicado de imprensa enviado ao Construir, a mesma fonte refere ainda que, na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), a evolução das rendas foi semelhante à registada no concelho de Lisboa, com os valores a contraírem 1,3% no 4º trimestre de 2012 face ao trimestre homólogo.
Contudo, assegura, no caso da Área Metropolitana, esta variação homóloga apresentou uma ligeira recuperação face ao trimestre anterior, no qual a descida homóloga das rendas se tinha fixado em -1,6%, num agravamento significativo face aos -0,8% registados no trimestre prévio
Em termos trimestrais, as rendas habitacionais na AM Lisboa recuaram 0,3% no 4º trimestre de 2012, demonstrando uma melhoria de 0,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior e invertendo, assim, a tendência de agravamento registada entre o 1º e 3º trimestre de 2012, período durante o qual a taxa passou de 0,1% para -0,7%.
Fonte: Construir
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.