26 março 2013

Valores de avaliação bancária das casas continuam em queda


Segundo os dados publicados hoje pelo INE, os valores das avaliações bancárias das casas são cada vez menores. O valor médio de avaliação bancária de habitação do total do País situou-se em 998 euros/m2 em fevereiro, o que se traduziu em variações de -1,0% comparativamente com o mês anterior e de -5,5% em termos homólogos (variações de -1,1% e -5,2% no mês precedente pela mesma ordem). Nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, o valor médio de avaliação diminuiu 0,8% e 0,4% relativamente a janeiro, para 1183 euros/m2 e 947 euros/m2, respetivamente. Em termos homólogos, o valor médio observado naquelas Áreas Metropolitanas diminuiu 6,0% e 4,1%, pela mesma ordem.



Habitação

O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 998 euros/m2 em fevereiro, diminuindo 1,0% quando comparado com o valor observado no mês anterior.

Os valores médios de avaliação registaram variações em cadeia mais negativas em fevereiro que em janeiro em todas as regiões, com exceção das regiões do Norte e de Lisboa, onde se observaram diminuições de 0,8% nos dois casos (reduções de 1,2%, também em ambas as regiões, no mês anterior).

Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do País registou uma descida de 5,5% (variação de -5,2% em janeiro). As diminuições de maior intensidade foram observadas na Região Autónoma dos Açores (-9,5%) e na região do Algarve (-8,6%).


Apartamentos

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos diminuiu 0,7% em fevereiro relativamente ao observado no mês anterior, para 1030 euros/m2, refletindo as diminuições registadas na maioria das regiões NUTS II, parcialmente atenuadas pelos aumentos de 0,5% e de 5,5% observados na região Norte e na Região Autónoma da Madeira, respetivamente.

Comparativamente com fevereiro de 2012, o valor médio de avaliação dos apartamentos no total do País diminuiu 5,4%, o que compara com a diminuição de 5,2% observada em janeiro. Todas as regiões registaram, em fevereiro, variações homólogas negativas, à exceção da Região Autónoma da Madeira, onde se observou um aumento de 5,5% do respetivo valor médio para 1390 euros/m2. Relativamente às restantes regiões, os decréscimos mais intensos verificaram-se na Região Autónoma dos Açores (-9,6%), no Algarve (-9,5%) e no Alentejo (-9,3%).

O valor médio de avaliação para as tipologias de apartamentos T2 e T3, para o total do País, situou-se em 1023 euros/m2 e 984 euros/m2 (1032 euros/m2 e 989 euros/m2 em janeiro), respetivamente.


Moradias

O valor médio de avaliação bancária de moradias, para o total do País, fixou-se em 943 euros/m2 em fevereiro, o que traduziu uma diminuição de 17 euros (variação de -1,8%) comparativamente com o valor observado em janeiro. A maioria das regiões registou variações negativas mais intensas em fevereiro que no mês anterior.

As variações mais influentes para a variação do total do País foram registadas nas regiões Norte e Centro, onde os valores médios diminuíram 2,7% para 876 euros/m2 e 814 euros/m2, em fevereiro, respetivamente.

Em termos homólogos, o valor médio de avaliação bancária das moradias diminuiu 6,0% (redução de 5,1% em janeiro), em resultado das diminuições observadas em todas as regiões. A região do Centro, com uma variação homóloga de -7,9% (-6,1% no mês anterior) deu o contributo mais expressivo para a redução observada no valor médio de avaliação do total do País.

As moradias de tipologia T3 e T4 registaram, para o total do País, valores médios de avaliação de 941 euros/m2 e 924 euros/m2 (947 euros/m2 e 953 euros/m2 em janeiro), respetivamente.


Fonte: INE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.