03 março 2013

Visabeira investe 14 milhões na requalificação do palácio da Vista Alegre


O grupo Visabeira vai investir 14,4 milhões de euros na requalificação e reconversão turística do Bairro da Vista Alegre, em Ílhavo, numa operação que viabiliza a criação de oferta hoteleira que integra a vertente histórica, cultural e industrial ao abrigo da marca de cerâmica Vista Alegre Atlantis.

No Bairro Operário da Vista Alegre vai nascer um hotel de cinco estrelas, através da reconversão do Palácio da Vista Alegre e construção de um novo edifício que se prolonga para a frente ribeirinha do Canal do Bôco. O Projeto contempla ainda a reabilitação da capela setecentista de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional) e a requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre.

O investimento poderá alavancar a criação de uma centena de postos de trabalho. O Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, presidiu à cerimónia de assinatura e homologou o Memorando de Entendimento, salientando a sua relevância para o desenvolvimento regional e a economia nacional.

“Faço votos para que efetivamente este seja um bom passo, que seja um bom investimento para todos nós, designadamente para o grupo Visabeira e para o município de Ílhavo e que este risco que correm de um projeto ambicioso e rico signifique riqueza para o território e que seja um projeto que nos orgulhe”.

Quanto aos investimentos, o hotel de cinco estrelas, composto pelo Palácio da Vista Alegre, que será restaurado e reabilitado, e pela construção de um novo edifício tem custo estimado de cerca de 11 milhões de euros; a recuperação da capela setecentista de Nossa Senhora da Penha de França (Monumento Nacional), envolve um investimento de cerca de 900 mil euros; e a requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre ascende a 2,5 milhões de euros.

Ribau Esteves fala de um sonho cumprido ainda antes de terminar o último mandato autárquico. "O momento que vivemos aqui hoje e que eu como velho e limitado autarca referencio com gosto porque vivo um momento pelo qual lutei durante 15 anos, seguramente mal porque nunca uma boa causa tem uma luta longa".

Estes investimentos serão co-financiados pelos Fundos Comunitários do QREN. Da AICEP surge o apoio ao investimento.

“Vai dinamizar esta economia regional, recuperar um património histórico que é único em Portugal e como já foi referido, está associado a uma grande marca de grande prestígio internacional. Numa altura em que a nossa economia se debate com um período difícil, este projeto vai dar um importante contributo para dinamizar o crescimento económico, atraindo turistas nacionais e estrangeiros, criando emprego na região e promover junto dos turistas estrangeiros, uma das marcas de excelência de Portugal.”

Hoje foi também assinado um Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o Grupo Visabeira, visando a reabilitação do Teatro da Vista Alegre e das seis habitações agregadas, nas quais se vai instalar um laboratório de produção cultural multimédia, no âmbito da Rede Urbana para a Competitividade e Inovação da Região de Aveiro, financiada pelo Programa Operacional da Região Centro com um investimento de 400 mil euros.
Fonte: Rádio Terranova

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.