25 outubro 2013

Bolha provável no imobiliário alemão


Nas grandes cidades, o preço dos apartamentos subiu mais de 25% nos últimos três anos, diz um artigo publicado na revista mensal do banco central alemão.

Nos últimos três anos, os preços de residências e apartamentos subiram 8,25% na Alemanha, com a subida nas grandes cidades registando mais de 25%, diz um artigo baseado numa investigação empírica e publicado agora na revista mensal do Bundesbank, o banco central.

Este panorama pode levar, diz o banco central na apresentação dos tópicos da edição, ao temor de que estamos perante "um boom de preços no imobiliário" - em linguagem comum, perante uma "bolha". Contudo, o banco central desdramatiza sublinhando que estes resultados empíricos têm "um considerável grau de incerteza" e que, mesmo que haja correções nos preços, o que não é esperado no curto prazo, acha que "é muito improvável que isso resulte em riscos ou perigos macroeconómicos para a estabilidade financeira".

Uma coisa é certa, diz o artigo de investigação, as valorizações do imobiliário estão acima do que pode ser explicado por "fatores fundamentais". "Os preços podem estar uns 10% acima do nível que poderia ser explicado por fatores demográficos e económicos. E nas grandes cidades mais atrativas, o desvio para cima pode ser de 20% em alguns casos", escreve-se no artigo.

A crise financeira, com o rebentar da "bolha" especulativa imobiliária nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, tornou o mercado alemão mais atrativo, explica o artigo. Por outro lado, a crise das dívidas soberanas nos países periféricos empurrou muitos investidores para aplicações no imobiliário, considerado mais seguro, tendência de que a Alemanha tem beneficiado.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.