16 outubro 2013

InovaDomus lança 16 guias para orientar reabilitação de edifícios


IMOnews Portugal
A InovaDomus publicou recentemente os Guias para a Reabilitação, constituído por 16 documentos, de diferentes especialidades, preparados por profissionais.

A InovaDomus - Associação para o Desenvolvimento da Casa do Futuro, publicou recentemente os 16 Guias para a Reabilitação”, constituído por documentos de diferentes especialidades e preparados por profissionais. De acordo com António Oliveira, presidente da InovaDomus, “os guias pretendem dar orientações aos cidadãos de como resolver os problemas mais comuns que aparecem nas habitações”. 

Na sua opinião, não estamos a falar de processos de reabilitação de edifícios que estão bastante degradados, mas sim da reabilitação ou renovação das casas onde todos nós vivemos.

Refira-se que “muitas das casas construídas nos últimos 50 anos, senão mesmo a maioria, precisam de pequenas e, outras vezes não tão pequenas, intervenções para as dotar das condições mais compatíveis com as exigências atuais de conforto e economia”, alerta. Assim, na realização dos guias foram evitadas descrições excessivamente técnicas, por forma a torna-los acessíveis a qualquer utilizador, independentemente da sua formação e nível de conhecimento sobre as temáticas abordadas. A informação é, propositadamente, simples e de aplicação prática, apresentando um conjunto de soluções, produtos e estratégias para as patologias mais frequentes. 

A organização dos guias resultou da assessoria científica dada por uma doutorada da Universidade de Aveiro com o apoio do Departamento de Engenharia Civil da mesma universidade e da interação com as empresas especialistas em cada área, que produzem materiais para o mercado da reabilitação. Foi construída uma matriz para o desenvolvimento dos guias, mas de forma genérica foi pedido aos intervenientes que apresentassem as principais formas de manifestação de uma anomalia e as possíveis soluções para a sua correção, de forma objetiva e evitando uma linguagem excessivamente técnica, com vista à fácil compreensão por parte de um leque alargado de utilizadores. 

No final de cada guia, foi criada uma checklist para auxiliar os trabalhos de inspeção e a identificação das anomalias, esta poderá ser uma ferramenta utilizada por qualquer pessoa e que ajudará nos processos de reabilitação. Tivemos, aquando do seu lançamento, um conjunto alargado de gabinetes de engenharia e empresas de pequenas obras que estiveram presentes e levaram para consulta os guias. 

Os guias estão disponíveis, para download, no site da associação e qualquer pessoa os pode consultar de forma gratuita.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.