09 janeiro 2014

Custos de construção de casas novas aceleram em Novembro


Os preços dos materiais estão a puxar pelo custo das habitações novas.
O custo da construção de habitação nova acelerou em Novembro, em resultado da evolução dos preços dos materiais. O preço da mão-de-obra continua a abrandar.
O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova cresceu 0,8% em Novembro face ao mesmo mês do ano passado, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). 


Esta evolução mostra uma aceleração face ao registado em Outubro, quando a taxa de variação homóloga daquele índice tinha sido de 0,3%. Este comportamento foi determinado pelos preços dos materiais de construção. O custo com os materiais tinha recuado 0,9% em Outubro, mas em Novembro cresceu 0,4%.

O preço da mão-de-obra continua a desacelerar, com o índice do custo da força de trabalho a passar de uma variação homóloga de 1,2% em Outubro para 1,1% em Novembro.

Apesar da aceleração da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova, a taxa de variação média continua a abrandar (cresceu menos 0,1 pontos percentuais do que a taxa de variação média).

Os custos de reparação e manutenção das casas caíram 0,8% em Novembro face ao mês homólogo, revela também o INE.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.