16 fevereiro 2014

Sotheby's tem novo líder



A empresa internacional de imobiliário de luxo Sotheby's tem uma nova liderança em Portugal. Gustavo Soares é o novo rosto da marca. Desde os 27 anos que o agora diretor-geral (chief operacional officer) da Portugal Sotheby's International Realty (SIR), assume cargos de liderança em contextos nacionais e internacionais. Abraça o atual desafio com a missão de transformar a Sotheby's Portugal numa marca de referência mundial. 

O contexto económico é de desafio, mas a conjuntura nacional não intimida Gustavo Soares, nem limita a sua ambição de fazer crescer o negócio da marca de imobiliário de luxo, entre os clientes nacionais e internacionais. Desafios são há muito o motor de motivação que tem norteado a carreira de Gustavo Soares ao longo dos anos. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, o novo diretor da SIR iniciou o seu percurso profissional numa área distinta da sua formação. Entrou no mercado de trabalho pela porta da Hilti Portugal, como assistente de Marketing. A experiência conduziu-o depois a um cargo de direção no Grupo Amorim, onde liderou a área de exportação (export & country manager).

A maior dificuldade com que se deparou na carreira chegaria mais tarde, ao serviço do Grupo Têxtil Manuel Gonçalves, onde atuou como diretor de Marketing & Vendas. Na altura teve como missão vender coleções de tecido em Itália, sem falar a língua nem conhecer o país. "Foram 15 dias a percorrer de carro desde Bari a Milão, a visitar clientes sozinho com uma mala de amostras de tecido”, relembra Gustavo Soares. Uma missão que foi superada. Além de iniciar a aprendizagem da língua, conseguiu diversas encomendas. 

No seu percurso, Gustavo Soares trabalhou vários destinos de exportação de produtos nacionais, como Espanha, França, Itália, Benelux e Reino Unido. Da experiência retira a convicção de que "os portugueses são tão ou mais competentes e profissionais do que quaisquer outros cidadãos do mundo" e vai mais longe: "Podemos ser e realizar o que quisermos, em qualquer lugar que queiramos. Estamos à altura dos mais complexos desafios". 

O seu primeiro contacto com a mediação imobiliária teve início em 2004, altura em que se tornou consultor de negócios da rede de mediação ERA, abraçando a missão de "criar dezenas de startups e apoiar empresários sem experiência no sector imobiliário a desenvolverem empresas de sucesso", explica. O desafio deu-lhe as bases para o cargo que agora vai desempenhar e cuja ambição é fazer crescer a SIR.

Uma carreira profissional sólida e de sucesso "exige muito esforço, dedicação, urna grande inteligência e resistência emocional", enfatiza. Uma missão que para Gustavo Soares tem tanto de dura corno de gratificante. Tanto mais que para o diretor, a caraterística mais importante de um líder é a sua capacidade de “criar outros líderes, justos, profissionais e capazes”.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.