29 março 2014

Flexdomus: Uma gestão de condomínios que mora na internet


O Flexdomus é um software para gestão de condomínios, acessível em qualquer lugar via internet e sem custos de hardware ou manutenção. Com utilizadores ilimitados e com acesso para os condóminos, este software poderá ser usado por todos, devido à sua facilidade de utilização.

Corria o ano de 2006, quando foi crïada a Softinmotion, empresa que atua nas áreas de desenvolvimento de softvvare à medida e consultoria informática. 

No final de 2011, a Softinmotion é contatada por uma das maiores empresas nacionais de gestão de condomínios, "Essa empresa precisava de um software feito à medida, então nós desenvolvemos um pacote vendível tanto a essa, corno a outras empresas". "É daí que nasce a ideia do Flexdomus, que arrancou em junho de 2012", recorda Manuel Costa, diretor-geral da empresa.

Sendo uma pequena empresa, mas com uma equipa com mais de 20 anos de experiência na área das tecnologias, o Flexdomus adquiriu o know-how necessário para se tornar num produto especificamente direcionado ao mercado da gestão de condomínios. 

A marca diferencia-se por apresentar um produto baseado na internet e tem como público-alvo as então empresas de condomínio e os condomínios com gestão própria. A acessibilidade a partir de qualquer local e em qualquer dispositivo, a ausência de limite de utilizadores e o acesso simplificado tornam o Flexdomus num já reconhecido parceiro de confiança. 

Para os utilizadores, não há qualquer custo de hardware ou manutenção, "Nós não colocamos limites, quer no número de condóminos que acedem ao sistema quer no número de utilizadores que a empresa tem. A nossa unidade de faturação é a fração", explica o diretor. Cada fração tem um custo de médio de 0,10 euros e está disponível uma demonstração online e gratuita, para quem queira experimentar. 

Os condóminos podem também eles ter acesso Flexdomus. O acesso e a gestão são dados por cada empresa ou administrador do condomínio. 

O Flexdomus permite a gestão completa do condomínio, em todas as suas vertentes: frações, fornecedores, contabilidade, contratos de manutenção, obras, seguros, vistas, entre outras funcionalidades.

Na vanguarda tecnológica 

Em tom altivo, Manuel Costa costuma até dizer que a sua empresa anda "dez anos a frente de Portugal'. "Estamoa sempre com a última tecnologia que existe na área da internet e tentamos que o nosso software seja sempre amigável para o utilizador", observa o empresário.

O software do Flexdomus foi desenvolvido para a Cloud - um alojamento na internet que é flexível, redundante (isto é, se houver um problema num servidor, ele arranca imediatamente noutro ponto do mundo) e que cresce em servidores conforme o número de utilizadores que tem, permitindo sempre uma rapidez no seu acesso. Do ponto de vista da segurança, é tão seguro quanto um acesso bancário online.

Moldagem e flexibilidade 

O respeito pelo cliente, está, na visão de Manuel Gosta, acima de qualquer valor fundamental na empresa. O software, conforme nos explica o diretor, "nem sempre é desenvolvido à medida de um determinado cliente, pois todas as pessoas têm necessidades diferentes. O que nós notamos na maior parte do software existente no mercado é que, por vezes, é difícil molda-lo às necessidades de cada empresa. No Flexdomus o princípio é diferente uma vez que são aceites propostas de todos os clientes, e, se elas forem úteis para a maioria dos clientes, nós desenvolvemos essa funcionalidade imediatamente.

O facto de ser baseado na Internet permite a disponibilização de novas versões muito rapidamente, ao contrário dos sistemas antigos. Desta forma, também a equipa de trabalho do Flexdomus se procura moldar e flexibilizar às exigências do mercado.

Entrega à tecnologia 

O sotware representou desde cedo uma verdadeira paixão na vida deste empresário. "Desde pequenino, quando tive o meu primeiro computador e comecei a jogai; fui utilizando o computador para aprender a programar. A pouco e pouco fui desenvolvendo mais software profissional, até entrar para a universidade, onde aprofundei o meu conhecimento. Contínuo diariamente a aprender tecnologias novas, pois é a única forma de me manter atualizado num mundo em constante mudança", conta Manuel Costa.

A Softinmotion, sempre que lança um projeto novo, usa a mais recente tecnologia para que esteja sempre na vanguarda da tecnologia. 

O diretor deixa ainda claro que, nesta área da gestão de condomínios, a maioria das pessoas "tem muito receio de experimentar as novas tecnologias, sobretudo na internet. Manuel Costa deixa, por isso, um apelo ao público em geral para que experimentem, deixando de lado o receio inicial. 

Para o futuro da Flexdomus, estuda-se uma potencial internacionalização, que, numa fase inicial, se direciona aos PALOP's e, possivelmente, ao Brasil, onde existe um potencial mercado.

Aurnentar a capacidade da gestão analítica e a inclusão de novos módulos, mantendo sempre os preços competitivos está também nas metas alcançáveis e já pré-delineadas para o Flexdomus.

Fonte: Revista Negócios Portugal

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.