22 junho 2014

Ameaça de bolha imobiliária agora assombra a Alemanha


Os tempos em que Berlim era o paraíso dos jovens de toda a Europa em busca de uma cidade com alugueres acessíveis e apartamentos espaçosos chegaram ao fim. Há anos os imóveis da capital alemã e de outras cidades do país estão subindo de preço, tanto para comprar como para alugar. Diante do descontentamento de uma população acostumada a viver de aluguer, o governo prepara medidas para conter a escalada de preços.

Estará a Alemanha caminhando para um perigosa bolha imobiliária? Não, caso se compare com as que viveram no começo deste século Espanha ou Irlanda — o que explica boa parte dos problemas económicos dos últimos anos destes dois países. No entanto, a valorização, que afetou sobretudo as grandes cidades e as cidades universitárias, preocupa cada vez mais.

O Bundesbank (o banco central alemão) já vem há muito apontando que os preços de aquisição de imóveis em cidades como Berlim, Munique, Hamburgo, Frankfurt ou Colónia cresceram 25% desde 2010; e alguns de seus membros alertaram para o risco de uma bolha alimentada pela liquidez.

Após anos de queda de preços, a atual tendência de alta começou em 2010. Ela é impulsionada pelas baixas taxas de juros, o aumento da população urbana e a crise do euro, que fez com que o capital migre para setores considerados mais seguros — explica Konstanti Kholodilin, especialista imobiliário do Instituto Alemão para Pesquisa Económica.

Após uma valorização anual nos últimos cinco anos de 6% — com grandes diferenças, que variam de 10% em Berlim ou Munique a quedas em cidades que perdem população —, este instituto prevê que a tendência continue no futuro próximo.

Comprar ficou mais caro do que alugar nos últimos anos, mas é a alta dos preços do aluguer que gerou mais mal-estar. Diante disso, o ministro de Justiça, o social-democrata Heiko Maas, prepara um pacote para conter “o avanço dos preços do aluguer”.

Controle gera críticas
Entre as medidas pretendidas, ainda em fase de elaboração e previstas para entrar em vigor em 2015, está uma norma para impedir que os alugueres de segunda mão subam mais de 10% em relação aos preços habituais da região. A iniciativa, no entanto, recebeu críticas do setor, especialistas e até mesmo de setores do governo, que afirmam que restrições ao mercado livre não são boas e que a imposição de um freio nos preços espantará os investidores e reduzirá a oferta de imóveis.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.