A agência de notação financeira considera que os preços dos imóveis nos países periféricos da Zona Euro está a começar a recuperar, embora "a ritmos diferentes".
O preço das casas nos países periféricos mais atingidos pela crise está a começar a recuperar, mas a ritmos diferentes. Quem o diz é a Fitch Ratings que, num relatório divulgado esta quinta-feira, 5 de Junho, discrimina a realidade dos vários países.
Segundo a Fitch, o mercado irlandês está a começar a recuperar, o português "estabilizou mas continua frágil" e o mercado espanhol deverá atingir o seu nível mais baixo no início de 2015. Já os mercados italiano e grego, que foram penalizados por dificuldades na economia em geral, e não devido a um ‘boom’ imobiliário, ainda estão "em queda". No entanto, as economias de Itália e da Grécia "estão a começar a recuperar" e os mercados imobiliários deverão seguir as pisadas.
Sobre Portugal, a Fitch considera que a estabilização dos preços imobiliários em 2013 poderá ter sido prematura, e que o rácio que compara o preço das casas com o PIB per capita ainda está um pouco acima do nível considerado sustentável. Por outro lado, "a desalavancagem bancária também está a restringir o acesso ao crédito e a limitar a procura".
Em relação à Grécia, um dos países mais castigados pela crise da dívida soberana, a Fitch acredita que os empréstimos hipotecários limitados e a pressão financeira vão continuar a exercer pressão sobre os preços das casas gregas, que deverão cair ainda cerca de 11% antes de estabilizarem. Já em Itália, "a correcção dos preços já começou a diminuir".
Segundo o relatório da Fitch Ratings, os preços dos imóveis na Irlanda deverão crescer um dígito, após a maior queda entre os países da Europa, um decréscimo de quase 50% desde 2007. "No ano passado, os preços das casas irlandesas aumentaram mais de 6%, em média. Houve uma recuperação muito mais forte nos centros urbanos, especialmente Dublin, do que no resto do país", lê-se na nota divulgada pela agência de rating.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.