05 junho 2014

Performance dos Fundos Imobiliários portugueses recua no 1º trimestre


Os fundos de investimento imobiliário portugueses devolveram um retorno anual de -3,3% no primeiro trimestre do ano, de acordo com os dados avançados esta quarta-feira pelo Índice da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios em conjunto com a IPD.

Segundo aquele documento, os fundos imobiliários portugueses registaram um desempenho abaixo quer do retorno de 20,4% devolvido pelas obrigações (Índice de Retorno das Obrigações do Tesouro com Maturidade de 7-10 anos publicado pela JP Morgan) quer do retorno de 15,2% devolvido pelas ações (MCSI Portugal), em termos anuais (i.e, nos últimos 12 meses terminados março de 2014). De acordo com o índice APFIPP/IPD, o retorno total, que está num mínimo histórico, recuou 1,7% e 0,3% quando comparado com o retorno anual registado em março de 2013 e dezembro de 2013, respetivamente.

Dada a crescente importância que os Fundos de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional (FIIAH) têm vindo a conquistar na indústria portuguesa de fundos imobiliários, o índice referente aos fundos imobiliários fechados foi agora dividido em dois novos índices: um índice de fundos fechados que inclui os FIIAH e um que reúne todos os outros fundos fechados.

António Gil Machado, Vice Presidente, IPD Portugal e Brasil, garante que “os Fundos de Investimento de Arrendamento Habitacional têm ganho um relevo significativo em volume de ativos sob gestão e representam um novo momento para a Indústria. É assim, um passo importante para a visibilidade deste novo instrumento ter, pela primeira vez, um Índice que reflete a sua performance”.

De acordo com a mesma fonte, o declínio da performance foi observado em todas a categorias. Nos FIIAH, o retorno anual foi de -2,2% em março de 2014, seguindo-se os fundos abertos, com um retorno total de -2,6% no mesmo período, o que refletiu quedas de 141 e 195 pontos base, respetivamente, face aos retornos registados no 1º trimestre de 2013.

O Índice APFIPP/IPD de Fundos de Investimento Imobiliário Portugueses é patrocinado pela PwC e integra 12 fundos abertos e 27 fundos fechados (incluindo 7 FIIAH), com um valor total de activos sob gestão de 6.9 mil milhões de euros no final do 1º trimestre de 2014.

Fonte: Construir

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.