A cidade do Porto vai, pela segunda vez, receber a Semana da Reabilitação Urbana, que chega à Invicta de 24 a 30 de novembro, com conferências, exposições, mostras e atividades diversas em torno da reabilitação urbana.
Depois da primeira edição no Porto, na primavera de 2013, e de ter passado por Lisboa, já em março deste ano, a Semana da Reabilitação Urbana vai regressar, pela segunda vez, à cidade Invicta.
O evento realiza-se de 24 a 30 de novembro e será palco de diversas iniciativas que pretendem ampliar e debater a reabilitação urbana, tendo sido apresentado na passada sexta-feira, 19 de setembro, durante a conferência “Reabilitar para Revitalizar”, organizada pela Porto Vivo SRU. Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação Urbana, reforçou que se trata de um evento dirigido aos profissionais e académicos que integram a reabilitação urbana na sua atividade diária, entidades públicas, associações do setor, mas também às famílias, às crianças e aos turistas, “tentando levar este movimento a cada vez mais públicos”. O responsável frisou ainda que o evento regressa “à cidade portuguesa onde mais cedo foi visível o efeito de contágio da reabilitação urbana”.
Nesta nova edição, a organização aposta numa agenda tematizada diariamente com o envolvimento de um comissário para cada tema, “reforçando também o espírito das parceiros”, frisou Arturo Malingre. O primeiro dia é dedicado ao mercado imobiliário e ao espaço que a reabilitação urbana aí ocupa, numa agenda diversificada dinamizada por Reis Campos, presidente da CPCI. Os dias 25 e 25 apostam na componente mais técnica da reabilitação e serão Vasco Peixoto de Freitas, conceituado académico nesta área, e o arquiteto José Gigante a assumir o Comissariado destes dois dias, em que estarão envolvidas as ordens profissionais da Arquitetura e da Engenharia, bem como Faculdades de ambas as áreas de conhecimento.
No dia 27, abre-se o debate e o foco às Políticas Públicas na área da reabilitação urbana, cabendo à Porto Vivo, SRU a dinamização conjunta da agenda do dia, sendo Comissário Álvaro Santos, Presidente desta entidade, que assinalará durante o evento o seu 10º aniversário. Francisco Rocha Antunes, com uma elevada experiência em reabilitação urbana no âmbito da sua atividade empresarial, será o Comissário do dia 28, dedicado às tendências emergentes e à atração de investimento para a reabilitação urbana. No dia 29, as luzes estão viradas para as crianças, com uma nova iniciativa do Arquibrinca, que pretende colocar as crianças em contacto com o mundo da arquitetura.
Os eventos serão realizados em diversas zonas da cidade do Porto e vão incluir exposições, conferências, workshops e diversas outras atividades, durante “as quais as empresas, associações, faculdades e outros parceiros da Semana terão oportunidade de mostrar as suas iniciativas e produtos e promover contactos mais diretos quer com o público em geral quer com outros profissionais”, disse ainda Arturo Malingre.
Organizada pela parceria Promevi/Vida Imobiliária, a Semana da Reabilitação Urbana Porto 2014 conta com os apoios da Porto Vivo, SRU e da Câmara Municipal do Porto, tendo já confirmados os patrocínios de entidades como a Caixa Geral de Depósitos, Schmitt+Sohn, Sonae Indústria, Lucios e Weber.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.