09 janeiro 2015

Observatório da Baixa do Porto regista 80 milhões em transações de imóveis


Foi apresentado no final de Novembro o novo Observatório da Reabilitação Urbana da Baixa do Porto (Observatório), uma iniciativa conjunta da SRU Porto Vivo e da revista Confidencial Imobiliário. O Observatório tem por missão a produção contínua de dados de monitorização da atividade de investimento e de reabilitação na zona histórica do Porto, tendo como objetivo principal a sua difusão pelos operadores de mercado, nacionais e internacionais, tendo em vista a atração de investimento.

Entra os vários indicadores que serão lançados, um dos novos conteúdos a produzir pelo Observatório será um índice de preços de imobiliário específico da zona histórica do Porto, captando a dinâmica de valorização desse mercado e respondendo às necessidades de informação de quem aí investe.

Os primeiros dados apurados, decorrentes de uma primeira exploração da informação disponível, apontam para um forte robustecimento do ritmo de investimento e reabilitação na Baixa do Porto. Só nos primeiros nove meses de 2014, foram lançadas 115 novas obras de reabilitação nesta zona, superando em 88% o total de obras lançadas em 2013.

O mesmo tipo de sinal é dado pelas transações. Em 2014 antecipa-se que o volume de investimento imobiliário supere os 80 milhões de euros, quase duplicando face aos 44 milhões alcançados em 2013. Este indicador é apurado tendo por base a informação dos procedimentos de direitos de preferência relativos às transmissões onerosas de imóveis, reportados à Porto Vivo, na sua qualidade de entidade gestora de Áreas de Reabilitação Urbana abrangidas.

A produção destes dados é assegurada pela Confidencial Imobiliário, que é uma revista independente, especializada na conceção e difusão de indicadores estatísticos sobre o setor.

A participação da Confidencial Imobiliário no Observatório foi potenciada pelo facto desta publicação já produzir um muito relevante painel de indicadores sobre o mercado imobiliário, quer portuense, quer nacional.

Desse painel destaca-se o Anuário Imobiliário e Energético, que é um “monitor” da dinâmica de reabilitação urbana, mapeando cada uma das novas obras em curso ou em carteira, através do tratamento da informação do licenciamento municipal de obras prestada pelas principais autarquias metropolitanas. 

Destaca-se, também, o SIR – Sistema de Informação Residencial, através do qual a Confidencial Imobiliário produz estatísticas sobre preços reais de venda e sobre rendas efetivas, tendo por base a informação dos contratos de compra e venda ou de arrendamento reportados por quase todas as principais redes de mediação imobiliária, promotores imobiliários, fundos de investimento e organizações como o IHRU e a ALP, para além da quase totalidade das instituições de crédito com atividade em Portugal.

Através do Observatório, o Porto dá um passo em frente na corrida pela atração de investimento, na consciência de que num mercado cada vez mais internacional e assente em capitais próprios, o acesso a estatísticas independentes, atuais e credíveis é determinante para fomentar uma dinâmica imobiliária mais sustentável e permanente.

Por Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário
Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.