25 fevereiro 2015

Colocação de escritórios em Portugal cresce mais que em qualquer outro país da Europa


Em 2014 foram colocados 7.5 milhões de m2 na Europa, atingindo pela primeira vez desde 2008, a média dos últimos 10 anos. Este valor representa também um aumento de 13% face a 2013. A informação é dada pela Worx Real Estate Consultants através do seu contrato de first provider com o BNP Paribas Real Estate.


A cidade que apresenta o maior crescimento face a 2013 é Lisboa com 48%, seguida de Bruxelas (39%)e Berlin (34%). Viena e Frankfurt foram as cidades com a queda mais acentuada, cerca de 17% juntando-se a Madrid, Amesterdão e Munique, como as únicas cidades que contrariam a subida generalizada.

“Em geral assiste-se a um aumento da procura o que, aliado com uma redução do espaço disponível, levou a uma diminuição da vacancy rate nas cidades analisadas de 0,4% face a 2013. Lisboa também segue esta tendência sendo 2014 o primeiro ano desde 2006 em que se assiste a uma diminuição da vacancy” afirma Pedro Salema Garção, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants.

Dublin foi a cidade com a maior redução da taxa de vacancy (5%) seguida de Luxemburgo (2%) e Londres (1,4%). Milão e Madrid são as únicas cidades a contrariar esta tendência registando um aumentoda vacancy de 1% e 0,8% respetivamente.

Esta diminuição dos espaços disponíveis conjugada com a elevada procura que se faz sentir levou a um aumento das rendas prime. O aumento mais elevado registou-se em Dublin (28%) e em Madrid (10%), em Londres a prime rent está perto de atingir o valor record de 2007.

Fonte: Local.pt

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.