28 fevereiro 2015

Porto Ribeira Hotel abre em 2016


Os muitos turistas que diariamente visitam a Ribeira do Porto poderão, em breve, prolongar o passeio pela renovada Avenida Gustavo Eiffel, na marginal ao Rio Douro, que está em fase de requalificação. Mas poderão também apreciar a nova unidade hoteleira, Porto Ribeira Hotel, em fase de construção e com abertura prevista no início de 2016. O empreendimento promovida pela empresa Outside the Box (OTB), a nova unidade de quatro estrelas, assume-se como um dos motivos para a nova atractividade no prolongamento da Ribeira, a seguir à ponte D. Luís I.

É constituída pela emblemática Rampa da Corticeira, onde está instalado, mas também de toda a zona envolvente, junto da Escarpa dos Guindais, com ligação, na cota superior, com a zona das Fontainhas.

De acordo com Maria João Ascenção, que junto com o irmão Nuno constituem a jovem equipa da OTB, promotor do empreendimento, “o hotel, com 59 quartos, quase todos com vista para a Rio Douro e para as pontes, terá todas as condições para ser uma referência, criando uma novo circuito que potencie o prolongamento da Ribeira”.

Apostando na captação do segmento de lazer, o Porto Ribeira Hotel tem previsto um conjunto de salas de reuniões, de forma a captar o turismo de negócios, restaurante e bar, e estacionamento em piso subterrâneo.

Outro dos aspectos pitorescos é o facto de ter acesso a um cais de embarque privativo, potenciando a ligação com actividade da pesca e dos passeios no rio. Maria João Ascenção destaca, ainda, o facto de estar prevista a criação de uma zona de eventos, na parte superior da escarpa.

Com um investimento estimado em seis milhões de euros, a primeira fase de construção do Porto Ribeira Hotel terminou recentemente, tendo em conta a necessidade de fazer a contenção da Escarpa dos Guindais, uma obra dispendiosa, mas que tinha de ser executada de forma a garantir a segurança do empreendimento.

De acordo com Nuno Ascenção, a obra encontra-se, agora, em fase de reconstrução do edifício, que manteve a fachada e apresentará vários pormenores de um edifício antigo, tendo ainda como marca a utilização de um azulejo de cor azulado e com brilho, já visível em outros projetos do grupo Outside the Box, no Porto, na área da reabilitação destinada à habitação, com a marca Porto Renovato.

A obra de construção do hotel é feita por administração direta, por parte da Outside the Box, recorrendo às equipas de profissionais que há vários anos acompanham as obras de construção civil executados pelo empresário Mário Ascenção, uma referência na promoção imobiliária e hoteleira. No caso da hotelaria basta referir os casos das unidades da Eurostars das Artes, na rua do Rosário, e do Eurostars Oporto, junto ao Hospital de São João, exploradas pela cadeia espanhola Hotusa, e do hotel Axis Porto, da cadeia nacional Axis.

Contudo, Maria João e Nuno estão ainda a ponderar a possibilidade de assegurarem a gestão directamente, declinando assim os convites que tem recebido por parte de outras cadeias para exploração do Porto Ribeira Hotel. Previsto está, também, a reconstrução de um edifício localizado ao lado e destinado a apartamentos turísticos, o que permite estimar receitas, em 2016, de 2,6 milhões de euros na gestão dos dois projetos hoteleiros.

O futuro próximo da Outside the Box passa pela análise de outros projectos hoteleiros para a cidade do Porto, mas também pelo estudo de propostas para as cidades de Coimbra e Lisboa.

Refira-se que o Porto Ribeira Hotel surge no momento em que a própria marginal do rio Douro está a ser alvo de requalificação. Nos 1,2 quilómetros que constituem aquela artéria serão contemplados espaços para peões, ciclovias e trânsito motorizado. Com a obra a cargo da empresa municipal Águas do Porto, o projeto prevê um passeio largo para peões, uma ciclovia, uma faixa de rodagem de largura reduzida (ficará com a mesma largura da via em frente à Alfândega, 6,20 metros) e, em certas zonas junto à escarpa, baias de estacionamento. Ao longo do percurso serão criadas “varandas” metálicas sobre o rio Douro, destinadas sobretudo aos pescadores locais. O investimento ronda 420 mil euros.

Fonte: Magazine Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.