25 março 2015

Bancos voltam a aumentar a avaliação dos imóveis


O valor médio das avaliações bancárias voltou a subir em Fevereiro, com o preço médio a atingir níveis de Outubro de 2014. Algarve e Madeira continuam a ser as regiões onde os preços são mais elevados, apesar de terem sido as únicas regiões a registarem quebras.


O valor médio das avaliações bancárias em Portugal subiu em cadeia 0,1% para 1.011 por metro quadrado, o que representa o preço mais elevado desde Outubro de 2014, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 25 de Março, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos homólogos, os preços da avaliação bancária cresceram 1%.

O Algarve continua a ser a região com o preço médio mais elevado (1.193 euros), apesar de ter registado uma queda em cadeia de 1,7% e de 1,6% em termos homólogos. A Região Autónoma da Madeira é a segunda região com preços mais elevados (1.159 euros). Exceptuando estas duas regiões, verificou-se um aumento generalizado, por regiões, dos valores estipulados pelos bancos quando avaliam os imóveis.

Este indicador assume uma importância especial para quem está à procura de casa para comprar através de crédito à habitação. Isto porque é com base nos valores das avaliações bancárias que é estipulado o valor máximo do empréstimo, bem como as condições. A banca financia, em regra, até 80% da avaliação do imóvel. O mesmo é dizer que se um imóvel for avaliado em 100 mil euros, o banco financia até 80 mil. E as condições a que um cliente tem acesso melhoram se este rácio for menor. 

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.