Desde 2009 que os promotores imobiliários abandonaram a construção especulativa de projetos na área da logística/armazenagem, uma vez que o início e prolongar da crise que afetou o nosso país originou uma grande retração das empresas na ocupação de novas áreas de armazém derivado em grande parte, mas não só, ao facto do consumo particular ter reduzido drasticamente.
A dificuldade no acesso ao financiamento bancário foi como todos sabemos um fator contributivo para que se verificasse esta realidade.
Volvidos seis anos e com a retoma do mercado a manifestar-se cada vez mais consistente, temos vindo a observar um comportamento mais ativo por parte dos principais players deste segmento na procura de novas áreas de armazém. Desta forma, nos últimos meses, estamos a verificar uma nova realidade.
Neste momento, uma empresa que pretenda ocupar um imóvel vocacionado para o desenvolvimento de uma operação logística e que necessite de uma área na ordem dos 10.000 m² ou superior num raio de 50 km de Lisboa, praticamente não encontra oferta disponível, salvo uma ou outra exceção que não raras vezes necessita de obras de adaptação derivado ao seu estado de conservação, isto porque estamos a falar de imóveis com pelo menos 10/12 anos.
Uma das alternativas a esta falta de produto de qualidade acabado é aquilo a que chamamos "um fato à medida" ou "built to suit", ou seja construção à medida exata das necessidades de cada empresa. Aqui deparamo-nos com algumas dificuldades, uma vez que a maioria das empresas não pretendem investir em instalações próprias preferindo o arrendamento à compra. Os maiores entraves prendem-se com o facto dos promotores/investidores só estarem dispostos a desenvolver projetos "built to suit" mediante determinadas condicionantes, nomeadamente um prazo de arrendamento não inferior 10 anos, a dificuldade acrescida é que neste momento muitas das operações de arrendamento de armazéns são para assegurar novas operações e contratos com os principais clientes das empresas de logística, que por norma não ultrapassam os 3 anos.
Neste conceito da construção à medida, ainda nos deparamos com uma realidade distinta daquela a que assistimos no contexto económico de há uns anos a esta parte. Pois para além das dificuldades já acima descritas, ainda verificamos que os principais promotores imobiliários especializados neste segmento já desapareceram do mercado ou estão completamente inativos no que diz respeito ao desenvolvimento de novos projetos.
Mas como não há regra sem exceção, a Plataforma Logística Lisboa Norte, localizada na Castanheira do Ribatejo, com os seus 100 hectares de terreno permite a implantação de armazéns de 10.000 a 500.000 m² com projetos realizados à medida das exigências de cada empresa e com prazos de entrega a partir dos 8/10 meses.
Para quem procure áreas com as caraterísticas já mencionadas, acreditamos que esta plataforma seja de momento a opção mais adequada, num raio de 50 km de Lisboa, pelo facto de reunir todas as condições necessárias para satisfazer quaisquer que sejam as necessidades identificadas.
Por Luís Reis - Diretor do Departamento Industrial e Logística da Aguirre Newman
artigo publicado na revista Logística Moderna
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