19 abril 2015

Tendências. Imobiliárias experimentam tamanho XXL


Rentabilizar a estrutura é uma estratégia cada vez mais em voga na mediação imobiliária. Vários donos de agências têm aderido à ideia de que uma loja com 100 agentes ou um grupo que agregue várias lojas conferem a massa crítica suficiente para permitir investir em departamentos especializados capazes de servir melhor o conjunto de agências e os clientes, além de aumentarem as oportunidades de negócios dentro da mesma cadeia. Em Lisboa, já há vários projetos imobiliários a apostar neste modelo de negócio XXL, alguns deles com resultados premiados lá fora. Nesta linha, a Remax Portugal apresentou, recentemente, o conceito Lojas Maxi.


"Com um número suficientemente grande de consultores consigo criar serviços especializados dentro do próprio grupo, os quais, por sua vez, permitem continuar a crescer com maior qualidade", resume Diogo Severino, responsável pela estrutura multiagências Remax Vantagem. O grupo - composto por nove lojas (duas em Lisboa e as restantes a norte da capital, numa faixa de 90 quilómetros até Santarém) e 280 colaboradores - acaba de ser distinguido com três prémios na recente convenção mundial daquela rede imobiliária: empresa com maior número de agentes numa única loja (cerca de 100, em Lisboa), com maior produtividade, e com o melhor manager de recrutamento.

É a consagração de uma estratégia que começou em 2007, com a compra sucessiva de pequenas agências, relativamente perto umas das e outras para permitir ganhar sinergias.

Ao Carregado seguiram-se Alverca, Arruda dos Vinhos e Vila Franca de Xira. Em 2011, deu-se a entrada em Lisboa, no Areeiro, mas continuaram as aberturas fora da capital: em Santarém, já em 2013, e, um ano depois, em Odivelas e Póvoa de Santa Iria. 

Foi, assim, possível fornecer serviços (como recrutamento, financeiro, jurídico ou processual) que "cada uma delas, isoladamente, não conseguiria ter". Serviços que o grupo Vantagem mantém em duas localizações: em Lisboa, para as lojas na capita! e para Odivelas, e no Carregado, para as restantes lojas.

Agências XXL

Na senda das agências de grande dimensão e oferta integrada, a Remax Portugal está a apostar no conceito Lojas Maxi, que implica sempre uma área bruta não inferior a 150 m2. 

"Com este conceito queremos oferecer aos portugueses um shopping de imóveis", explica Beatriz Rubio, CEO daquela rede. Ou seja, no mesmo local, o cliente pode aceder a diversos serviços, desde a consultoria financeira ao franchisin de obras Melom, passando pela ajuda de "profissionais especializados nas áreas de Direito, Arquitetura e Design de Interiores, Engenharia, Marketing, Recursos Humanos, Gestão Comercial, Contabilidade é Fiscalidade".

Segundo a Remax, já existem 40 Lojas Maxi de norte a sul do país, representando cerca de 22% do total de agências RE/MAX a atuar no mercado em 2015. As unidades de maior dimensão estão em Almada, Lisboa e Cascais. 

Em termos de comissões, estas lojas representam cerca de 45% do volume total da rede Remax em 2014 e 38% do número de transações imobiliárias.

Fonte: Expresso

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