02 maio 2015

Mais empresas de mediação imobiliária licenciadas em 2014


Com o mercado a crescer de novo, o otimismo dos mediadores imobiliários está a subir também. Em 2014 foram emitidas 725 novas licenças. O crescimento do otimismo no mercado imobiliário tem levado a um aumento na atividade da mediação. A venda de imóveis tem vindo a crescer e isso provoca naturalmente uma motivação acrescida nos mediadores imobiliários.


Os números comprovam isso e o ano de 2014 traduziu-se num aumento de empresas de mediação imobiliária no panorama nacional. De facto, registaram-se em média cerca de 66 licenciamentos de mediadoras, sendo que em 2013 a média de licenciamentos rondava os 39. 

Ao longo do ano passado, o número de licenciamentos oscilou entre o mínimo de 46 novas empresas em Janeiro - ainda assim acima da média do ano anterior - e um máximo de 98 licenciamentos emitidos em Outubro.

De acordo com o Catálogo de Estudos de Mercado da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, relativamente ao IV Trimestre de 2014, nos últimos 12 meses, entre Janeiro e Dezembro de 2014, estima-se que tenham sido emitidas no total aproximadamente 725 novas licenças AMI. Destas, cerca de 32% estavam concentradas no distrito de Lisboa (251 novas empresas de mediação imobiliária), 15% no distrito de Faro (119 ocorrências) e 14% no distrito do Porto (108 ocorrências). Nos restantes distritos, numa análise transversal, a generalidade continua a demonstrar ter conseguido 'angariar', pelo menos, uma nova empresa de Mediação Imobiliária.

3.410 empresas em actividade em 2014

Ainda em 2014, de acordo com os dados do InCI – Instituto da Construção e Imobiliário, existiam cerca de 3.410 empresas em actividade, registando-se um aumento de 9.9%, em relação ao ano anterior.

Fazendo uma análise de âmbito distrital a estes dados do total do país, até Dezembro de 2014, os distritos de Lisboa, Faro, Porto e Setúbal - no que diz respeito ao seu peso relativo em termos do número de empresas de mediação imobiliária em atividade -, concentravam 2.452 licenças AMI. 67% dos actores que se encontravam em funcionamento no mercado estavam assim distribuídos em apenas quatro distritos, com especial destaque para a capital e a Invicta..

Quanto ao licenciamento das empresas da área de construção, comparando também com o período homólogo de 2014, em Dezembro manteve-se a tendência de queda nos títulos de registo (-13,8%) e nos alvarás (-3,3%).

A atuação no mercado imobiliário das Empresas de Mediação Imobiliária em 2014 apostou na diversificação dos diferentes segmentos do mercado imobiliário, à semelhança de anos anteriores. Da totalidade dos inquiridos cerca de 61% actuava entre quatro a seis segmentos de mercado, por outro lado, com alguma representatividade 14,8% mencionava que actuava num único segmento. Nomeadamente, 98,9% no sector “Residencial”, 71,8% no “Comércio” e com 71,2% os “Terrenos Urbanos”. O segmento que na generalidade registou um menor nível de concentração das empresas de mediação foi a “Indústria” com 33,5%.

Fonte: Gabinete de Estudos da APEMIP / SOL

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.