Em geral, o mercado de escritórios na Europa encontra-se saudável, com várias cidades a registarem aumentos de rendas ou com previsão de aumento nos próximos dois anos. Este crescimento será liderado pelas cidades de Londres, Dublin, Barcelona, Madrid e Estocolmo.
A consultora imobiliária global Cushman & Wakefield (C&W) publicou a nova edição do European Office Forecast 2015-2017 que analisa as tendências das 20 principais localizações de escritórios da Europa nos próximos dois anos.
Na Europa Ocidental, 12 das 13 localizações monitorizadas têm um crescimento de rendas previsto até ao final de 2017, sendo que 10 delas registarão aumentos maiores do que a média dos últimos 10 anos. O único mercado que não tem crescimento de rendas previsto é Bruxelas que deverá registar um decréscimo de 0,6% por ano.
Por outro lado, na Europa Central e de Leste, os mercados com melhor melhores desempenhos serão Praga e Budapeste com um crescimento de rendas de 0,8% por ano. Moscovo registará um decréscimo de 7% no período 2015-2017.
Em Portugal, o aumento da atividade tem motivado uma gradual redução do nível de incentivos dados pelos proprietários, refletindo-se na estabilização da renda prime na Grande Lisboa, que se situa nos €18,5/m²/mês, assim como da renda média nos €16/m²/mês. Estes valores devem manter-se até pelo menos meados de 2016, altura em que é expectável um aumento até 3%, pela crescente escassez de espaços modernos e de qualidade.
Quanto à oferta futura, até final de 2017 está prevista a conclusão de apenas cinco edifícios, com um total de 35.600 m² de escritórios. Desta área, mais de metade já tem ocupação assegurada, nomeadamente o Castilho 24 (zona 1), promovido pela Sociedade Gestora do Fundo de Pensões do Banco de Portugal, que terá 6.200 m² e será ocupado na totalidade pelo Banco de Portugal; assim como a futura sede da EDP (zona 4) com 13.900 m² para ocupação própria. De assinalar ainda a recente entrada em construção do Edifício 9 do Lagoas Park, promovido pela Teixeira Duarte e que contará com 4.900 m².
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.