03 novembro 2015

Luís Lima: "Imóveis habitacionais já foram devolvidos ao mercado"


Os imóveis não habitacionais detidos pelos bancos continuam a ter um papel importante no mercado, alerta Luís Lima, presidente da APEMIP.


As dações em pagamento têm vindo a diminuir. Mas o valor dos imóveis no balanço dos bancos está a subir. O que justifica esta divergência?
A grande parte do "stock" de imóveis habitacionais do sector financeiro já foi devolvida ao mercado. Os activos que a banca agora possui estão em zonas periféricas que não têm procura e estão vazias, quando poderiam ser colocadas, por exemplo, no mercado de arrendamento. Já no que concerne ao mercado não habitacional, os activos do sector financeiro continuam a ter um papel muito importante no errado. A banca continua a ter em stock" muitas lojas, escritórios e terrenos e, destes, grande parte estão em zonas consideradas urbanas que provavelmente deveriam ser desclassificadas.

Isso explica o aumento do valor dos imóveis no balanço?
Este factor prende-se essencialmente com a dimensão dos activos não habitacionais que são entregues à banca. Por exemplo, um "shopping" é um activo de grande dimensão, que vale largos milhões de euros, o que poderá fazer com que o valor dos imóveis detidos pela banca aumente consideravelmente. 

Como é que os bancos podem escoar estes imóveis? 
É natural que o escoamento deste tipo de imóveis dependa directamente da evolução da economia do país, e neste ponto continuamos a encontrar muitos espaços vazios, alguns deles até nos centros de grandes cidades.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.