07 julho 2016

Brexit leva mais três fundos imobiliários a suspender negociações


Henderson Global, Columbia Threadneedle, Canada Life e UK Property PAIF suspenderam negociações esta quarta-feira perante o fluxo anormal de clientes que tentam resgatar investimentos.


A Canada Life tornou-se na sexta empresa a suspender temporariamente a negociação dos seus fundos de investimento imobiliário em activos no Reino Unido devido à incerteza criada pela saída do país da União Europeia e ao fluxo anormal de clientes que tentam resgatar os seus investimentos.

Na base deste comportamento está a expectativa de que a saída de grandes multinacionais do mercado britânico no pós-saída do Reino Unido da União Europeia tenha impacto na procura de edifícios de escritórios e comerciais, afectando negativamente o valor do património imobiliário e, por sua vez, a rentabilidade dos fundos, o que afasta os investidores.

A suspensão dos fundos Canlife Property, Canlife UK Property life e fundos de pensões junta-se assim às interrupções de negociação já decretadas esta semana por outras casas de investimento: Aviva Investors, Standard Life Investments, M&G Investments, Columbia Threadneedle e Henderson Global.

No total, o valor gerido pelos seis fundos suspensos já supera os 15 mil milhões de euros.

Citando a "incerteza do Brexit", a Henderson Global anunciou esta quarta-feira a "suspensão temporária" dos títulos e do seu fundo imobiliário (que tem investimentos em 178 propriedades comerciais britânicas e gere activos no valor de 5.700 milhões de euros) devido ao elevado número de amortizações realizado pelos seus clientes nos últimos dias.

"As amortizações atingiram agora um ponto em que a M&G acredita ser melhor para a protecção dos interesses dos investidores pedir a suspensão temporária das negociações", refere o comunicado. Esta medida permitirá, justifica ainda a empresa, dar tempo à gestão do fundo para repor os níveis de capitalização "de uma forma controlada" e garantir que a eventual venda de activos é feita a "valores razoáveis". 

Ainda esta terça-feira a Aviva Investors tinha interrompido todas as negociações no seu fundo Aviva Investors Property Trust com o objectivo de "proteger os interesses dos actuais investidores". A pausa dará igualmente tempo à empresa para vender activos e voltar a capitalizar o fundo que gere um património avaliado em 2.226 milhões de euros.

Um dia antes, já a Standard Life tinha anunciado a suspensão da negociação de quatro dos seus fundos (o Standard Life Investments UK Real Estate Fund, no valor de 3.400 milhões de euros, e três fundos associados) perante o "impacto do resultado do referendo da União Europeia no mercado comercial imobiliário britânico que resultou num rápido aumento dos pedidos de resgate". 

O organismo responsável por receber as queixas dos investidores sobre serviços financeiros no Reino Unido disse entretanto que esta suspensão é "verdadeiramente perturbadora" e que tem sido contactado por consumidores. "Embora a decisão de suspender os resgates fosse esperada, a extensão da suspensão pelos três fundos até ao momento é verdadeiramente perturbador", acrescentou.

Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.