18 novembro 2016

40% do alojamento local em Lisboa recuperou imóveis desocupados


A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), realizou um inquérito junto de seis mil empresários do Alojamento Local (AL) na região de Lisboa e Vale do Tejo, tendo obtido até ao momento mais de 1.200 respostas. Os dados ainda estão em análise e as conclusões serão apresentadas no final do ano, porém, através dos resultados preliminares é possível retirar já algumas conclusões.


A tipologia mais representada é a de Apartamento (74%), seguido de Moradia (12%) e Hostel (9%). Antes de serem utilizados para Alojamento Local, cerca de 40% dos imóveis analisados estavam desocupados e 27% eram habitação própria. Em relação aos gestores de AL, cerca de 69% são proprietários dos imóveis, enquanto os restantes 31% são inquilinos. Apesar dos AL estarem localizados em imóveis relativamente recentes, cerca de 25% estão ainda instalados em edifícios anteriores a 1950.
Proprietários gerem as reservas e acolhem hóspedes

A esmagadora maioria dos proprietários (73%) utiliza as plataformas de reserva para promoção e comercialização. Mas, cerca de 65% são geridas pelos proprietários, e 57% não prescindem de fazer eles próprios o acolhimento e receção dos hóspedes. A maioria (63%) pretende, em primeiro lugar, obter mais rendimentos e metade espera recuperar o investimento em apenas um ano. No entanto, 61% vê a carga fiscal como a maior ameaça à sua atividade.

Fatores diferenciadores num AL

Na motivação dos hóspedes para a escolha de um AL observou-se que, as opiniões de outros hóspedes e a localização, são os principais influenciadores na escolha, tendo o preço um peso também relevante (51,8%). De acordo com o feedback dado pelos hóspedes, a maioria (85%) indica a localização de um AL, seguido do apoio do anfitrião (73%) como os principais aspetos que valorizaram na experiência obtida.

Este inquérito enquadra-se no âmbito do programa Quality – projeto desenvolvido pela AHRESP, que visa a valorização e qualificação do Alojamento Local. A informação foi recolhida através do preenchimento de um inquérito, enviado aos empresários da região de Lisboa e Vale do Tejo inscritos no Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL) e nas câmaras municipais. Os dados obtidos vão resultar num estudo a ser apresentado até ao final do ano. O inquérito vai ser aplicado noutras regiões de Portugal.

Fonte: Ambitur

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.