12 dezembro 2016

Arrendamento destinado a estudantes cresce 33% num ano


Número médio de anúncios disponíveis na plataforma da Uniplaces cresce mensalmente 5%. A maioria dos estudantes procura alojamento para realização de licenciatura (36,1%) ou pós-graduação (28,1%). O arrendamento habitacional destinado a estudantes aumentou 33% apenas no último ano. Estes dados refletem o crescimento do número de anúncios na Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, que conta atualmente com cerca de 45.000 quartos disponíveis, mais de 9.000 só em Lisboa e no Porto.


“O arrendamento destinado a estudantes é cada vez mais uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações. Só na Uniplaces, temos estado a gerar semanalmente cerca de 1 milhão de euros em arrendamentos, com um pico interessante a decorrer no mês de agosto, quando os estudantes começaram a preparar o primeiro semestre do atual ano letivo”, explica Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces.

Todos os meses, o número médio de anúncios disponíveis na plataforma da Uniplaces cresce 5%, o que significa que o mercado do arrendamento habitacional destinado a estudantes está a consolidar-se entre senhorios e proprietários de imóveis.

Em Lisboa, o valor médio para o arrendamento de um quarto situa-se nos 338 euros mensais, sendo que para o aluguer de um estúdio, o valor aumenta para cerca de 600 euros. Já no Porto, os estudantes gastam em média 300 euros no arrendamento de um quarto e 510 euros para um estúdio. As reservas duram, em média, 6 meses em Lisboa e 5 meses a norte do país.

Os dados da Uniplaces revelam ainda que a maior percentagem de arrendatários situa-se nos 21 anos (16,4%) e o propósito do arrendamento é a realização da licenciatura (36,1%) ou pós-graduação (28,1%).

Os meses de julho, agosto e setembro correspondem ao maior número de reservas, quando decorre a procura de alojamento para preparação do primeiro semestre de um novo ano letivo. Em janeiro e fevereiro a Uniplaces verifica também um aumento na procura de alojamento, devido ao início do segundo ano letivo, quando existe também uma maior mobilidade por parte dos estudantes para a realização de Erasmus, formações ou estágios.

Desde que foi lançada, a Uniplaces já proporcionou a estudantes de mais de 165 nacionalidades opções de alojamento confiáveis através da sua plataforma www.uniplaces.com.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.