22 dezembro 2016

Reabilitar para Arrendar tem 82 edifícios em recuperação


O programa Reabilitar para Arrendar tem atualmente 82 edifícios em recuperação, num investimento total de cerca de 19 milhões de euros, avançou o presidente do IHRU, Vítor Reis. De acordo com este responsável, citado pela Lusa, 61 destes edifícios dizem respeito a particulares, 10 a empresas, 9 a instituições particulares de solidariedade social e 2 ao fundo de investimento imobiliário Coimbra Viva.

Vítor Reis deu esta informação durante uma sessão de apresentação pública deste programa em Gaia, durante a qual o IHRU firmou um novo protocolo de colaboração com a autarquia, através do qual vai isentar «parcial ou totalmente» de taxas de licenciamento estes investimentos, promovendo assim a reabilitação urbana no concelho. 

«O ciclo de vida» destes processos «é longo, a partir do momento que alguém manifesta uma intenção de fazer um investimento tem ainda de percorrer um trabalho de cerca de um ano», explicou o responsável. 

O Reabilitar para Arrendar entrou em vigor há cerca de 1 ano. Abrange edifícios anteriores a 1986 localizados preferencialmente em ARUs, destinados ao arrendamento habitacional com rendas acessíveis em regime de renda condicionada. Concede empréstimos com montante máximo de 90% do investimento total da operação, com uma taxa fixa aplicada. Dos 50 milhões de euros (montante renovável conforme a necessidade e avanço do programa) desta linha de financiamento, estão já colocados 19 milhões.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.