A superfície ocupada em Portugal por conjuntos comerciais é atualmente de 3,57 milhões de m2 incluindo os espaços em centros comerciais, retail parks e outros formatos como outlets, centros de lazer e hipermercados com galeria comercial.
A oferta nova, em 2011, situou-se nos 104 mil m2 de área bruta locável (ABL) com a abertura de três novos empreendimentos e a expansão de outras três unidades já existentes. Este
volume de construção representa um aumento de 35% face ao ano de 2010, no qual se registou um mínimo histórico de nova oferta desde que entrámos no século XXI.
com 35 500 m2 de ABL. Foi ainda expandido o Jumbo Shopping Centre de Famalicão, em cerca de 4400 m2.
No formato de retail parks, foram inaugurados dois empreendimentos, com um total de 19 200 m2. Destaque para o Évora Fórum Retail Park, promovido pela Imorendimento, que é o primeiro empreendimento comercial da Região do Alentejo.
Refira-se ainda que, durante o ano que passou, o Freeport Outlet em Alcochete também expandiu a sua área, inaugurando um novo núcleo junto a uma das ruas principais, com cerca de 3500 m2.
As expectativas para 2012 apontam para uma nova redução da área inaugurada, com a estimativa de abertura de apenas dois centros comerciais, o Dolce Vita Braga e o Évora Fórum, que perfazem uma área bruta locável total de 87 250 m2, ou seja, menos 16% que em 2011 e abaixo do volume médio anual dos últimos 10 anos, que se situou nos 226 mil m2.
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.