O fundo comunitário Jessica já permitiu um investimento de 70 milhões de euros na reabilitação urbana em Portugal desde 2009, quando a iniciativa foi criada.
A informação foi dada pelo presidente do comité de investimento do Jessica, Pedro Saraiva. Em declarações à Lusa, o responsável explicou que «cerca de 70 milhões de euros já foram afectos a projectos aprovados». Adiantou, ainda, que «a iniciativa deverá ter todo o dinheiro disponibilizado e injectado na economia real até ao final de Junho de 2015», apelando por isso à apresentação dos projectos por parte dos interessados de uma forma célere.
Pedro Saraiva afasta o risco de ficaram fundos por utilizar, dada a cadência de aprovações registadas ainda este ano, e as esperadas durante o 1º trimestre de 2014. Acredita que «isso vai remover a possibilidade de não esgotar as verbas disponibilizadas para aplicação em Portugal em bons projectos de regeneração urbana».
Nomeadamente no caso português, o objectivo estabelecido de 50% de aprovações até ao final de 2013 deverá ser concretizado, totalizando 170 milhões de euros aprovado.
Os 70 milhões de euros já investidos foram aplicados em 26 projectos, nomeadamente nas áreas do turismo, imobiliário, comércio e energia, totalizando 629 novos postos de trabalho directo em 19 concelhos.
O fundo Jessica é uma iniciativa da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, e prevê um apoio aos estados membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana.
As entidades gestoras do fundo em Portugal são o BPI, a Caixa Geral de Depósitos e o Turismo de Portugal.
Fonte: Público
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.