Segundo o "Portuguese Housing Market Survey" (PHMS) do RICS e da Confidencial Imobiliário a tendência registada nos últimos meses mantém-se com a penalização das operações de venda, a fragilidade em termos de preços, atividade e expectativas.
No mercado de compra e venda de habitação, ainda que o índice de preços nacional tenha registado uma ligeira melhoria, passando de -64 para -56 (significa que 56% dos inquiridos observou mais quedas do que aumentos de preços), continua bastante negativo. Ao mesmo tempo, o índice de confiança nacional melhorou de -53 para -48.
Com resultado, o arrendamento continua a beneficiar das quedas no mercado de compra e venda, uma vez que as famílias que não conseguem aceder ao crédito à habitação passaram a arrendar. No entanto, as rendas têm caído e as expectativas relacionadas com estas mostram-se negativas. Tal pode refletir um excesso de stock neste mercado, embora não exista também evidência de um desajustamento entre a oferta e a procura. O RICS/Ci PHMS reuniu, em março, um painel de 91 empresas.
Fonte: Oje
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.