Há boas notícias para as famílias com crédito à habitação. A prestação da casa vai continuar a descer até ao final do ano. Pelo menos é essa a expectativa do mercado, a avaliar pela negociação dos contratos de futuro da Euribor, indexante do crédito à habitação.
Para uma família com um crédito à habitação de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a três meses, ainda vai beneficiar de mais três revisões este ano que, no conjunto, podem representar uma poupança que ascende a 49 euros.
Os futuros da Euribor – taxa de referência para o crédito à habitação – estão a antecipar uma queda das taxas interbancárias pelo menos até ao final do terceiro trimestre deste ano. As expectativas do mercado apontam para que a Euribor a três meses se situe, em setembro, nos 0,63%. Isto quando ontem esta taxa a três meses caiu para 0,724% (e a média mensal de Abril se encontra atualmente em 0,75%).
Desta forma, segundo os cálculos do Dinheiro Vivo, uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread de 2,5% indexado à Euribor a três meses tem atualmente uma prestação de 692,29 euros.
Com a descida da Euribor a três meses em setembro, como apontam os futuros desta taxa de juro – e caso se mantenha nos dois meses seguintes – , o mesmo empréstimo passa a ter uma prestação de 642,97 euros. Contas feitas, traduz-se numa queda da prestação de 49,32 euros.
Esta descida deverá, no entanto, ser faseada. Ou seja, a próxima revisão do empréstimo deverá traduzir-se numa maior descida. Com o abrandamento do ciclo de descida da Euribor as revisões seguintes já deverão ter uma quebra menos expressiva.
Fonte: Dinheiro Vivo
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.