05 junho 2012

Euribor renovam mínimos de dois anos


As taxas voltaram hoje a descer em todas as frentes.

A Euribor, a três meses, que em Portugal serve de principal indexante do crédito às empresas, recuou hoje para 0,664%, de acordo com o ‘fixing’ diário da Federação Europeia de Bancos.

Já o prazo a seis meses desceu para 0,941%, o que constitui uma notícia positiva para quem contratualizou empréstimos à banca para comprar casa, uma vez que em Portugal este é o indexante mais utilizado no crédito para aquisição de habitações. No mesmo sentido, o prazo a 12 meses escorregou para 0,004 para os 1,224%.

A queda das taxas deve continuar a acentuar-se ao longo da semana semana com a cada vez mais falada possibilidade de o BCE anunciar um novo corte das taxas de juro, para ajudar a fortalecer a Europa. Alguns economistas antecipam mesmo que este eventual novo corte na taxa de juro de referência pode ocorrer já na próxima reunião do BCE, marcada para quinta-feira.

A descida das Euribor nos diferentes prazos reflectem a injecção de liquidez do BCE na zona euro. Esta foi uma operação sem precedentes, quer em prazo quer em montante, que teve o objectivo de garantir o normal funcionamento dos bancos afectados pela desconfiança no sistema financeiro, permitindo melhores condições de acesso ao crédito a famílias e empresas.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.