06 junho 2012

Sonae Sierra com política de sustentabilidade mais agressiva

A Sonae Sierra, grupo que gere várias dezenas de centros comerciais em todo o mundo, delineou novos objetivos em termos de sustentabilidade.

O grupo Sonae Sierra estabeleceu novas metas no que diz respeito à política de sustentabilidade. Atingir uma taxa de reciclagem de pelo menos 53,4% nos resíduos é um dos objetivos para 2012. No ano passado, a empresa atingiu uma taxa de 53% em comparação com os 51% de 2010. A companhia tem vindo a implementar medidas como a criação de novas instalações de separação e recolha de resíduos, a par do envolvimento dos lojistas e de melhorias nas práticas de separação de resíduos.


A nível de águas, a Sonae Sierra reduziu para 70% o consumo de água nos centros comerciais fornecida pela rede municipal. Em 2011 foram investidos 677 mil euros na melhoria da utilização deste recurso. As medidas introduzidas nos últimos anos permitiram uma redução em 12% do consumo de água desde 2003, o que corresponde a 239 milhões e litros de água.

Dentro dos objetivos para 2012 está o estudo da viabilidade de outras possíveis utilizações para águas pluviais em dois centros comerciais, com o objetivo de aumentar a utilização destas águas. Está também prevista a instalação de um sistema de tratamento de águas num dos centros comerciais para que a água possa ser tratada e utilizada nas torres de arrefecimento, reduzindo a dependência do abastecimento das redes municipais. Está ainda prevista a melhoria da rede de águas reutilizadas/recicladas ou águas pluviais captadas em 14 centros comerciais, no sentido de assegurar que as descargas cumpram os padrões de qualidade das águas residuais e níveis de poluição da empresa.

Em relação à energia e ao clima, a Sonae Sierra reduziu a pegada de carbono em 23% em 2011 por comparação com o exercício anterior. Em termos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, foi aumentado o objetivo em 18% em 2011 versus o período homólogo. Desde 2005, a empresa registou uma redução de 67% nas emissões de gases com efeitos de estufa.
Um estudo feito pela Deloitte ao complexo de shoppings da Sonae Sierra revela que "existe uma vontade insatisfeita, por parte do visitante, de ter acesso a mais produtos verdes". O documento adianta que os consumidores têm demonstrado uma crescente preocupação e interesse relativamente a produtos e serviços éticos e amigos do ambiente. O relatório frisa que, mesmo num contexto de crise económica, "o número de consumidores preocupados com a sustentabilidade e a responsabilidade social está a aumentar".

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.