O «Shard» foi oficialmente inaugurado numa cerimónia onde estiveram o Duque de Iorque e o primeiro-ministro do Qatar, cujo banco patrocinou a obra em 95 por cento.
O «Shard» vai ter 310 metros e 95 andares. Levou 12 anos a ficar pronto e apresenta-se mesmo a tempo dos Jogos Olímpicos, que começam a 27 de julho na capital inglesa. Os seus donos, a empresa Sellar, esperam que se torne numa das grandes atrações turísticas da cidade. «Vai tornar-se uma parte essencial da visita a Londres, como ir ao topo do Empire State Building em Nova Iorque», disse à AFP Irvine Sellar.
O edifício, que é uma enorme torre de vidro e aço, foi desenhado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que assinou por exemplo o Centro Pompidou, em Paris, e pretende ser uma «cidade vertical», segundo o seu criador. Terá um hotel, restaurantes, lojas, escritórios e também apartamentos para quem tenha muito dinheiro: os valores apontados vão até aos 62 milhões de euros por apartamento.
E por falar em dinheiro, aí estão as críticas. O edifício está há muito rodeado de polémica, não só por não ser consensual em termos estéticos, mas também por causa do dinheiro que envolve. Começou pelos problemas de financiamento para angariar os 560 milhões de euros necessários à sua construção. Esteve para ser cancelado em 2007, e foi depois «salvo» pelo Qatar.
Mas há mais críticas, incluindo os anunciados custos de uma visita ao edifício, que só terá abertura ao público em Fevereiro: 24,95 libras (31 euros) por um bilhete de adulto.
No meio disto tudo o «Shard» não está entre os 50 edifícios mais altos do mundo. É 59º, nas contas do site Emporis.com, que reúne dados sobre os edifícios de todo o mundo. O mais alto, de longe, continua a ser o Burj Khalifa, 828 metros de recorde.
Todos os edifícios do «Top 10» estão aliás no Oriente, à excepção da Willis Tower, a antiga Sears Tower, em Chicago. A qual será, aliás, ultrapassada em 2013 pela One World Trade Center, a torre de 521 metros que é a principal referência do novo World Trade Center em Nova Iorque, nascido das cinzas das Torres Gémeas.
Fonte: IOL
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.