Entre junho do exercício transato e o mesmo mês de 2012, os fundos de investimento imobiliário portugueses alcançaram um retorno total anual de 0,9%, de acordo com o Índice APFIPP/IPD (Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios/Investment Property Databank).
As entidades revelam que, no segundo trimestre deste ano, a performance anual do Índice APFIPP/IPD permaneceu em terreno positivo, revelando uma ligeira melhoria face à rentabilidade anual de 0,8% apurada no final de março de 2012.
De acordo com o documento, a performance global do Índice continua a beneficiar do comportamento positivo dos fundos de investimento imobiliários abertos, que devolveram um retorno total anual de 1,6%, contrastando com os fundos imobiliários fechados que, à imagem dos resultados divulgados no último trimestre, continuam em terreno negativo, com uma performance anual de -0,8%.
Embora positiva, a rentabilidade anual alcançada pelos fundos de investimento imobiliário abertos contraiu 0,2% face ao resultado obtido no final dos primeiros três meses de 2012, o que acontece pelo segundo trimestre consecutivo.
Os fundos de investimento imobiliário fechados, apesar da performance negativa, evidenciaram uma recuperação de 0,8% face aos resultados apurados no final de março, contribuindo para a melhoria da performance global do Índice.
O Índice APFIPP/IPD - patrocinado pela PwC - reúne um total de 35 fundos imobiliários com um valor global de ativos imobiliários sob gestão que ascende a 6,8 mil milhões de euros à data de 30 de junho de 2012. A amostra é composta por 12 fundos de investimento imobiliário abertos e 23 fechados, com, no final do período em análise, um valor de 4,8 mil milhões de euros e 2,0 mil milhões sob gestão, respetivamente.
Os fundos de investimento imobiliário fechados Imorendimento II (atualmente designado por Imorent) e Imosocial foram retirados do Índice APFIPP/IPD dado o início dos seus processos de liquidação durante o segundo trimestre de 2012.
Fonte: OJE
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.