01 novembro 2012

Novo serviço de Referenciação de Inquilinos – redução de cerca de 80% do risco de incumprimento


Renda Protec
Renda Protec é uma empresa especializada na referenciação de inquilinos, com sede em Lisboa. A sua principal actividade consiste na produção de relatórios, que verificam, de forma independente e profissional, a fiabilidade e capacidade financeira do inquilino para assumir o compromisso do arrendamento.


Até agora tem sido impossível para os proprietários saber exactamente que tipo de inquilino estão a deixar entrar nas suas casas. Os riscos eram elevados e o antigo processo legal de despejo tornava todo o processo ainda mais arriscado.

Os mercados mais desenvolvidos de arrendamento, em todo o mundo, utilizam o sistema de referenciação de inquilinos, como instrumento essencial para gerar confiança e diminuir o risco. Esta metodologia estimula os proprietários a colocarem as suas propriedades no mercado e atrai investidores a comprarem imóveis para rentabilizar no mercado de arrendamento. 

A nova legislação em Portugal irá dar largos passos para impulsionar o mercado de arrendamento. Contudo o que a Renda Protec disponibiliza é um sistema que ajuda a prevenir potenciais problemas com inquilinos, para evitar processos de despejo, que são sempre situações muito desagradáveis e onerosas para os proprietários.

O sistema de referenciação de inquilinos é de tal forma eficaz que a Renda Protec disponibiliza um serviço complementar, sob a forma de uma Garantia Voluntária de Referencia para inquilinos com relatório de avaliação positivo. Esta garantia assegura ao proprietário até seis meses de renda, na eventualidade de se verificar incumprimento por parte do arrendatário.

Os diretores da Renda Protec criaram a Rentshield Direct no Reino Unido há cerca de 8 anos atrás – empresa que hoje em dia referencia 50.000 inquilinos por ano. No Reino Unido, a média de incumprimento é de 1 em cada 10 inquilinos. Com os inquilinos referenciados positivamente pela Rentshield, o rácio de incumprimento é de 1 em 49 – uma enorme redução de 80%!!

As estatísticas apresentadas no LandLord Survey 2010 do Reino Unido confirmam que 98% dos inquilinos com referenciação positiva não entram em incumprimento. O mesmo estudo aponta que 83% das situações de incumprimento surgem em inquilinos que não foram alvo de serviços de referenciação. No Reino Unido cerca de 50% dos imóveis para arrendamento entraram no mercado após a introdução de serviços profissionais de referenciação de inquilinos e, actualmente, 84% de todos os arrendamentos são efectuados com recurso aos serviços de referenciação de empresas especializadas e independentes.

A Renda Protec verifica a fiabilidade, honestidade e capacidade de honrar o contrato de arrendamento, por parte do inquilino. Apresentamos dois tipos de relatórios de referenciação: Referencia Expressa – que analisa informação pública sobre o inquilino, como eventuais dividas à segurança Social, Finanças ou processos legais em que possa estar envolvido. O relatório de Referência Completa disponibiliza a informação anterior, adicionando ainda referências da entidade empregadora e o histórico de relação com anteriores senhorios. Temos também a possibilidade de confirmar informação sobre dívidas e compromissos financeiros, já assumidos, para comprovar a capacidade financeira do inquilino. 

Contudo, a Renda Protec não investiga a vida das pessoas. A empresa opera com base em regras muito restritas, e em completa conformidade com os requisitos da Comissão Nacional de Protecção de Dados. O inquilino tem que autorizar a Renda Protec a confirmar, de forma imparcial, a veracidade da informação que forneceu.

A confiança e segurança fornecida pelo sistema de referenciação é uma vantagem quer para os proprietários, quer para os inquilinos. Um arrendatário que inicia uma relação com o seu senhorio numa base de confiança e harmonia terá menor probabilidade de causar problemas de incumprimento e maior potencial para criar uma relação de longo prazo. Acredito que o mercado de arrendamento em Portugal se irá desenvolver e modernizar com a integração do sistema de referenciação de inquilinos . Estimular a entrada de mais imóveis, proprietários e investidores no mercado são aspectos fundamentais para responder à procura crescente que se está a verificar no sector do arrendamento.

Para mais informações consulte:
Info@rendaprotec.com
www.rendaprotec.com

Fonte: Casa Sapo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.