23 dezembro 2012

Centros comerciais baixam rendas para quem lança novos negócios


Rendas especiais, ajuda a montar a loja e apoio na área do marketing é o que a Multi Mall Management (MMM) vai disponibilizar a empreendedores que queiram criar a sua loja em centros comerciais como o Almada Fórum ou o Forum Viseu.
In Between Shopping é o projeto que a gestora de 13 centros comerciais em Portugal vai arrancar em pleno em 2013. Trata-se de "investir para criar novas cadeias", explica Matias Lopes, diretor geral da Multi Mall


O objetivo é apoiar empreendedores com uma ideia de negócio na área do retalho a lançar o seu projeto. Para isso, a Multi Mall ajuda com a disponibilização do espaço nos centros comerciais, bem como com a criação da loja pop up, cedendo os módulos que podem ser adaptados ao tipo de negócio que o futuro lojista queira lançar. Mas não só. A gestora dos centros comerciais presta ainda apoio na criação da identidade da loja. "Queremos ajudar os empreendedores a se transformar em lojistas", sintetiza Matias Lopes.

Em cada um dos centros comerciais geridos pela Multi Mall espalhados por Portugal Continental e Madeira, vai haver "uma ou duas" lojas pop up "no máximo" resultante da apresentação de um plano de negócio à equipa de gestão do centro. "O empreendedor tem de apresentar um plano de negócio, até para que se perceba se o projeto tem as características certas para o centro comercial", diz Matia Lopes, e um racional económico por trás.


Para ajudar na fase de arranque da loja, a Multi Mall não cobra uma renda fixa. O pagamento é variável, dependendo das receitas e da margem líquida libertada pelo negócio, explica Matias Lopes. A percentagem não deverá ser superior a 10%. Passado seis meses a um ano, o projeto será avaliado, sendo decidida a sua continuidade ou não, eventualmente, já com outros moldes contratuais. Ou seja, em vez de uma pop up, o empreendedor poderá transferir o seu negócio para uma loja tradicional.

Para 2013, a Multi Mall está ainda a planear criar outros incentivos para fomentar novos projetos. Ou seja, ajudar financeiramente na fase de arranque, sobretudo para "zonas do interior onde haja maior dificuldade para [arranjar financiamento]", diz Matias Lopes. A Multi Mall vai ter um orçamento de 300 mil euros a nível nacional.

O montante está incluído nos 20 milhões de euros que a Multi Mall vai investir ao longo do próximo ano na renovação dos seus espaços comerciais, adianta Matias Lopes.

Um investimento que surge numa altura em que até a crise que o país atravessa tem chegado até aos centros comerciais. Com o consumo em queda, algumas gestoras de centros comerciais, como foi o caso da Sonae Sierra, têm vindo a reduzir as rendas dos lojistas, propondo uma renda com base nas vendas realizadas.

Matias Lopes admite que nos centros Multi Mall "há situações onde são negociadas condições diferentes" das tradicionais rendas fixas. Nos mais 1.400 contratos que a gestora tem com lojistas, por vezes, são feitos "descontos em rendas", mas essas são situações que são negociadas caso a caso. "Temos poucos casos em Lisboa e Porto. Trata-se mais de situações que ocorrem no interior", diz, referindo Viseu, Guimarães, Braga e Faro.

Matias Lopes fala de uma queda global a rondar os 10% ao longo do ano nas vendas das lojas, afectando sobretudo sectores como a restauração, livrarias e perfumarias. Este Natal a quebra esperada ronda os 5%.

Fonte: Dinheiro Vivo

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