09 janeiro 2013
Afinal, quantos centros comerciais vão abrir em 2013?
Em 2012, de acordo com um estudo da consultora imobiliária Cushman & Wakefield ontem divulgado, só abriu um centro comercial novo em Portugal, o Multiusos Oriente, em Loures, e houve um outro que mudou de nome e de posicionamento, o Odivelas Parque que passou a ser o outlet Strada.
No entanto, para este ano e para 2014, parece não haver consenso no mercado sobre quantos centros podem realmente abrir em Portugal. Um estudo da consultora Aguirre Newman também divulgado hoje, refere que este ano vão abrir seis centros comerciais e três retail park e que em 2014 abrem mais dois centros, mas para a Cushman só deverá abrir um novo shopping este ano, talvez dois, e mais um em 2014, sendo que o resto é muito incerto.
"Não vislumbro 11 novos centros em 2013 e 2014. Eles podem estar licenciados e até podem haver mais licenciados que não estão nessa lista, mas só há dois em construção que são o Alegro Setúbal e o Évora Shopping. O primeiro, que é apresentado hoje, abre em 2014 e o segundo inaugura este ano", disse o diretor-geral da Cushman, Eric Van Leuven.
De acordo com este responsável, que falava na apresentação do estudo que faz o balanço de 2012 e algumas previsões para 2013, existe ainda a possibilidade do Dolce Vita Braga inaugurar este ano, "se houver inquilinos e se houver coragem". Recorde-se que o Dolve Vita Braga já esteve para abrir em 2011 e 2012, mas tem sido sucessivamente adiado.
Para a Aguirre Newman, contudo, o Dolce Vita Braga está na lista dos centros que abrirão este ano, tal como o Évora Shopping e mais outros quatro, nomeadamente o Centro Bordalo, nas Caldas da Rainha, o Alegro Famalicão, o Summerville Shopping Parque, em Albufeira e o Forum Alverca. A estes juntam-se ainda mais três retail park - Nassica Vila do Conde, Lisboa Retail Center e Setúbal Retail Park - e para 2014 estão previstos mais dois shoppings, o Alegro Setúbal e a expansão do Fórum Algarve.
São mais de 500 milhões de euros que estão previstos ser investidos em novos espaços comerciais em Portugal nos próximos dois anos, numa altura em que o consumo privado está a cair 5%, segundo os dados mais recentes do INE.
Além disso, já desde 2010 que o número de inaugurações começou a cair. Nesse ano abriram quatro centros comerciais, incluindo retail parks, muito menos que os 12 de 2009, dos 13 de 2008 ou dos 14 de 2007.
O comércio de rua é que parece reunir o consenso do mercado. Para as duas consultoras este segmento do imobiliário foi uma excepção em 2012 e tudo indica que o seu dinamismo se mantenha em 2013, apesar dos poucos espaços disponíveis para arrendar, principalmente nas zonas de luxo, como a Avenida da Liberdade ou o Chiado.
Aqui, não só as rendas se mantém inalteradas nos 80 euros por m2 e por mês, como abriram várias lojas novas no ano passado, como a Miu Miu, a Gucci ou a Tous. Além disso, estão já previstas novas aberturas para este ano, como é o caso da Cartier, na Avenida da Liberdade.
Fonte: Dinheiro Vivo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.