27 fevereiro 2013

A cidade do séc. XXI


Num mundo em que problemas económicos, sociais e ambientais são uma realidade cada vez mais presente do nosso dia a dia, será importante perceber o papel de interacção entre tecnologia, cidadãos e governos na construção e delineação de uma estratégia sustentável para a gestão eficiente das cidades, com reflexos positivos no futuro do planeta.

Vivemos num tempo em que assistimos cada vez mais a fenómenos de migração de cidadãos para grandes cidades, que não estão preparadas para tal. O envelhecimento populacional e disparidade social são realidades cada vez maiores. Como pode uma autarquia ou o Governo ter ferramentas que ajudem à absorção de novos habitantes nas suas cidades, que consigam providenciar serviços a todos, de uma forma homogénea e que, ao mesmo tempo, possam disponibilizar serviços que permitam aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida?

Essa estratégia passará sem dúvida pela revitalização de cidades existentes e construção de novas cidades tendo, como plataforma, a tecnologia. A Internet será a nova "utility" da cidade que ligará as componentes básicas da mesma: electricidade, gás e água, A cidade do século XXI será pensada para ter edifícios mais inteligentes, com integração da tecnologia e no uso de novos materiais de construção permitindo uma maior eficiência energética. Serão também desenhadas tecnologias para eliminar ou reduzir ao mínimo, a utilização de automóveis, para que os cidadãos possam deslocar-se a pé ou de bicicleta e ter acesso a todos os seus serviços de uma forma rápida e segura. Através de uma plataforma de serviços, activada por uma base tecnológica, as cidades do século XXI terão todos os seus elementos integrados, desde a iluminação de rua, os semáforos, a gestão de águas de rega e redes eléctricas, conectados a um centro de operações central, que irá permitir de uma forma mais eficiente e eficaz a gestão de uma cidade.

Governos poderão interagir com cidadãos remotamente, oferecendo uma experiência única aos seus cidadãos, usando o vídeo como plataforma de comunicação e de oferta de serviços. Através da "cloud", novos serviços inovadores aparecerão e estarão à disposição dos cidadãos, criando novos modelos de governance e de cidadania.

A tecnologia será assim um facilitador para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e das cidades, no entanto, a Cidade do Século XXI só ficará completa com um cidadão que esteja ao mesmo nível da cidade. Um Cidadão mais participativo na sua comunidade, um agente positivo de mudança na Sociedade, que adopte um estilo de vida mais sustentável no seu dia-a-dia e que faça parte de uma geração que consiga fazer a diferença para o futuro no modo como trabalhamos, vivemos, brincamos e aprendemos. 

Por Joel Curado Silveirinha, Smart+Connected Communities, Cisco

Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.