19 fevereiro 2013

Imobiliárias portuguesas procuram investidores em Moscovo para o mercado de luxo


No ano passado, 500 russos compraram casa em Portugal e nos últimos cinco anos o investimento russo aumentou mais de 1000%, de acordo com a Renascença. Quem investir mais de meio milhão de euros tem direito a autorização de residência.

As maiores imobiliárias portuguesas mostram, a partir desta terça-feira, na capital russa, o melhor e o mais luxuoso que o mercado imobiliário nacional tem para oferecer.

Nos últimos cinco anos, o investimento russo aumentou mais de 1000%, refere a Rádio Renascença (RR), e os imóveis mais procurados têm vista para o mar, com valores perto do milhão de euros. 

As novas regras (lei nº29/2012 de 9 de Agosto) conferem, a quem investir mais de 500 mil euros no país e resida fora da União Europeia, uma autorização de residência no território nacional. Em 2012, 500 russos adquiriram casa em Portugal e a tendência é para que o número continue a aumentar, aponta a RR.

“Já tínhamos vindo a analisar o mercado dentro do sector imobiliário e vitivinícola, como sendo um mercado que tem vindo a registar um crescente interesse por Portugal”, afirma Paulo Oliveira, organizador do evento, à emissora católica.

O maior obstáculo à angariação de mais investidores russos para o mercado imobiliário português são as elevadas remunerações dos depósitos bancários na Rússia. “A taxa de rentabilidade para um investidor russo em Portugal começa a ser interessante, devido ao baixo custo que os imóveis representam para o poder de compra russo, mas ainda não tão atractivas como as taxas de juro que os bancos russos oferecem”, adianta Paulo Oliveira.


Na exposição, que decorre na embaixada portuguesa em Moscovo, os investidores russos podem apreciar projectos já construídos, ou ainda em construção, em Tavira, Cascais, Estoril, Lisboa e Aveiro.


A zona sul do país estará representada pelo Lux Tavira, um empreendimento localizado em Luz de Tavira e composto por 48 moradias e 12 apartamentos, que desde 2010, ano da sua conclusão, tem captado o interesse de ingleses, belgas, espanhóis e escandinavos, escreve a Lusa. 

Será também apresentado o Convento das Bernardas localizado na cidade de Tavira. Este convento da Ordem de Cister foi fundado em 1509 e recentemente reabilitado para fins habitacionais pelo arquiteto Souto Moura, prémio Pritzker 2011. 

Duarte Guerreiro, representante do Entreposto Gestão Imobiliária, declarou à agência Lusa que a sua «presença no evento tem como objetivo dar a conhecer a compradores produtos diferenciadores no setor imobiliário que correspondem às expectativas deste mercado». 

Em destaque estará também a ACROSS, uma parceria entre a Imogalvão e a Sociedade de Advogados FCB&A, que apresentará a sua oferta de serviços integrados e globais que garantam a satisfação do cliente: «será disponibilizado todo o apoio jurídico, logístico e de tradução, uma base de dados com produtos pré-selecionados e aconselhamento na escolha do produto que satisfaça os requisitos e as necessidades do cliente», afirma Guilherme D'Orey da Imogalvão. 

Estará também presente o empreendimento Mais Campo Grande, uma aposta da Habiprede, do grupo Rentipar. É constituído por 144 apartamentos de diversas tipologias, que se estendem do T1 ao T6, abrangendo um perfil alargado de moradores. 

Ana Noya, directora comercial da Habiprede, acredita «que a iniciativa vai ser uma mais-valia para vender Portugal e os seus produtos como apetecíveis para investidores e indivíduos com poder de compra». 

A iniciativa pretende reunir um público-alvo distinto, desde agentes imobiliários, operadores turísticos, profissionais do setor bancário, particulares e investidores russos com poder de investimento em Portugal no setor do imobiliário de luxo. 

O objetivo é atrair investimento para Portugal através da promoção de projetos imobiliários, utilizando as novas facilidades concedidas na concessão de autorizações de residência para os investidores estrangeiros.
Fonte: Negócios/Lusa

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.