26 junho 2013

Pagamento do IMI em prestações baixa receita de abril


A primeira prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis rendeu 586,3 milhões de euros, segundo revelam os dados da execução orçamental de maio, ontem divulgados. O valor é inferior ao registado em 2012, mas o grau de execução (face ao valor esperado) é também mais reduzido. Uma das explicações para esta evolução pode estar no facto de este ano, a conta do IMI, ser paga em três prestações quando excede os 500 euros.

Estes são os primeiros dados sobre a evolução da receita do IMI depois de ter sido concluído o processo geral de avaliação dos imóveis que não tinham sido transacionados a partir de dezembro de 2003. Os valores pagos ascendem a 586,3 milhões de euros, incluindo aqui a primeira prestação deste imposto que é paga durante o mês de abril.

Há um ano, entre janeiro e maio o IMI tinha gerado uma receita da ordem dos 644,9 milhões de euros, o que correspondia a um grau de execução de 56,7%. Este ano, o grau de execução está ainda nos 39,7%.

Até agora o IMI era pago na totalidade em abril quando o seu valor era inferior a 250 euros ou dividido em duas tranches (pagas em abril e setembro) quando excedia aquele montante. Mas este ano, as contas acima dos 500 euros foram fracionadas em três pagamentos (abril, julho e novembro) e as que estão entre os 250 e os 500 pagam a segunda parcela em novembro.

O aumento das fases de pagamento e também o facto de este ano muitos dos que viram as suas casas reavaliadas beneficiarem de uma cláusula de salvaguarda que trava a subida do imposto, ajudam a explicar o valor inferior de receita cobrada este ano. Outra das explicações pode estar numa subida do nível de incumprimento, que alguns autarcas já vieram a público dizer que estão a notar.

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.