26 junho 2013

Quanto custa comprar uma casa


Existem vários custos associados à compra de uma casa. Além do empréstimo da casa em si, é necessário não esquecer custos legais, de impostos, entre outros.

Custos com a transferência do crédito 
No caso de não estar satisfeito com as condições do seu empréstimo e pretende transferi-lo para outra instituição financeira, em primeiro lugar deve reler o seu contrato. 

É preciso ter atenção, já que poderá ter de suportar todas as despesas derivadas do registo da hipoteca a favor do banco para o qual vai mudar o seu empréstimo, e cujos valores podem ser muito elevados. Para transferir o seu crédito para outro banco terá de pagar uma comissão de amortização. Por lei este valor está limitado a 0,5% quando o empréstimo está indexado a uma taxa variável e 2% quando a taxa aplicada é fixa. 

Custos legais
Ao comprar uma casa é preciso gastar uma verba considerável associada aos custos legais. Por outro lado, há os custos ligados aos registos provisórios (emolumentos de aquisição e hipoteca) e outros à realização da escritura pública (mais emolumentos de aquisição de hipoteca, imposto de selo de aquisição e hipoteca, e outras despesas).

IMT
De todos os custos suplementares, o mais elevado no momento da aquisição do imóvel é o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), cuja taxa a pagar varia entre os 0% e os 8%.

IMI
Anualmente, vai receber em casa uma factura da câmara municipal a pedir o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). O montante da tributação vai variar entre os 0,4% e os 0,8% do valor patrimonial do imóvel, mas é possível pedir a isenção durante os primeiros anos.

Condomínio
Ao comprar uma casa é natural que venha a suportar mensalmente um valor para as despesas do condomínio. Mas atenção, porque há casos em que esta verba pode ser bastante elevada e representar uma boa fatia do seu orçamento.

Obras de manutenção
Um imóvel necessita de ser conservado. Seja pintura, as canalizações, ou pequenos arranjos, deve ter estes encargos em conta quando compra uma casa e ter sempre um montante de parte para fazer face a estas eventualidades.

Energia
Na sua casa terá ainda de suportar mensalmente os custos ligados aos serviços de água, electricidade, gás e, para quem quer, telefone e internet. Se o imóvel for novo, tem que pagar o estabelecimento das instalações.

Leia estes e outros conselhos em "Tempos Complicados, Soluções Simples - Aprenda a gerir melhor o seu dinheiro", da jornalista do Dinheiro Vivo, Bárbara Barroso, editado pela Oficina do Livro.

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.